CCJ aprova voto aberto para presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba

 


A Comissão de Cidadania e Justiça (CCJ) aprovou, nesta quarta-feira (7), o voto aberto para a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). Como veiculado pelo programa Arapuan Verdade, o projeto de resolução 474/2022, transforma em votação aberta a eleição dos cargos da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). A aprovação se deu por unanimidade. Confira o documento com a íntegra do projeto aqui.

Como apurou o ClickPB, a decisão é inédita uma vez que, pelo regulamento da Assembleia Legislativa, o voto é secreto. O pleito acontece dia 1º de fevereiro. 

De acordo com o Art. 8º da proposta, assinada pelos deputados Adriano Galdino (Republicanos), o atual presidente da Casa, João Gonçalves (PSB) e Bosco Carneiro (Republicanos), “A eleição da Mesa far-se-á por votação aberta e processo nominal, de forma presencial, exigida a maioria absoluta de votos, em primeiro escrutínio, e maioria simples, em segundo escrutínio, presente a maioria absoluta dos Deputados”.

Com a aprovação na CCJ, a expectativa é que o texto seja levado ao plenário da Casa Legislativa pelos próximos dias. A mudança na votação tem como pano de fundo as articulações para a eleição da Mesa Diretora da Casa, que ocorrerá no dia 01 de fevereiro do próximo ano.

Outros deputados ainda defenderam que não só para esse tipo de votação, mas também para outros tipos de deliberações ainda existentes na Casa sobre determinadas matérias que o voto fosse aberto. 

Entre um dos defensores do voto aberto está o presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (Republicanos). Segundo ele, a intenção é ter cada vez mais transparência na Casa de Epitácio Pessoa. 

Um café da manhã realizado ontem, em um restaurante de João Pessoa, cerca de 28 parlamentares já teriam sinalizado apoio aos candidatos do Republicanos na eleição, Branco Mendes e Adriano Galdino. A ideia é garantir que os votos se confirmem no dia do pleito, sem as surpresas que envolvem uma eleição em voto secreto.

CLICKPB




FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários