Centro de assistência ao idoso do Hospital de Trauma completa um ano com mais de 1 mil atendimentos


 O Centro de Assistência Avançada no Trauma do Idoso (CAATI), do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, completou um ano de atendimento qualificado em traumatologia do idoso, na Paraíba. O setor, que é o único centro especializado para essa faixa etária no Norte e Nordeste, nesses 365 dias atingiu, no final do mês de novembro, a marca de 1.008 atendimentos.


Com destaque para agilidade e humanização, o CAATI tornou-se uma referência, possuindo 30 leitos, sendo 20 de enfermarias e 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Segundo o diretor-geral da instituição, Laecio Bragante, é motivo de orgulho a Paraíba dispor de um Centro como este. “O nosso CAATI tem sido padrão para os principais hospitais do país. Queremos continuar realizando o atendimento multiassistencial, humanizado, que seja efetivo e em tempo ágil para os idosos, vítimas de traumas ortopédicos”, ressaltou. 

Para a coordenadora de enfermagem do setor, Elaine Morais, a modalidade assistencial vem cumprindo sua missão. “O CAATI foi idealizado para dar celeridade às cirurgias dos pacientes idosos, conseguimos reduzir em 82% o tempo de permanência. É motivo de muito orgulho celebrarmos um ano do nosso setor com todo em
penho e dedicação de toda a equipe multiassistencial, que trabalha para o paciente se recuperar o mais rápido possível e voltar às suas atividades de vida diária”, comentou. 

Com mais de mil atendimentos, dos pacientes que passaram pelo setor, a maioria são mulheres, sendo 75,8% do total, e 24,2% homens. Do total, 33,4% têm idades entre 80 e 89 anos, 33% de 70 a 79 anos, 24,3% com idades entre 60 e 69 anos, 8,7% com idades entre 90 e 99 anos e 0,6% pessoas com mais de 100 anos. A maioria foram vítimas de queda da própria altura. 

A dona de casa Severina Araújo, 71 anos, elogiou o tempo que ficou internada no CAATI. “Eu estava tomando banho, escorreguei e fraturei o fêmur. Fiquei com medo de não andar mais, todavia a eficiência que fui atendida por toda a equipe garantiu minha plena recuperação, muito obrigada”, frisou.  

O CAATI funciona 24h ininterruptas, contando com uma equipe multidisciplinar formada por médicos ortopedistas, clínicos, cardiologistas, nefrologistas, anestesiologistas, além de enfermeiros, técnicos de enfermagem, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, maqueiros e ortodontistas.

FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários