Cícero entrega reformas de USFs no 13 de Maio e Mandacaru e chega a 22 unidades reestruturadas

 





A manhã foi de avanços para o atendimento básico em saúde na Capital. O prefeito Cícero Lucena e o vice-prefeito Leo Bezerra entregaram as obras de reestruturação de duas Unidades de Saúde da Família nos bairros 13 de Maio e Mandacaru, que atendem juntas cerca de 18 mil pessoas. Até agora 22 unidades já foram reformadas.

De acordo com o prefeito Cícero Lucena todas as unidades da cidade serão reformadas e outras 12 serão construídas. “Fizemos o levantamento de todas as necessidades e o planejamento para resolvê-las, seja as necessidades físicas, de equipamentos, de medicamentos e agora começamos a tornar real a saúde que sonhamos, digna e humanizada”, afirmou.

Foram reestruturadas as USFs Viver Bem, no 13 de Maio, e Mandacaru VIII. Entre as intervenções realizadas estão a recuperação da coberta (com troca de telhas e manutenção do madeiramento), revitalização da fachada, pintura, instalação de cerâmica, revisão elétrica e hidráulica, troca de luminárias e esquadrias, climatização, manutenção externa e paisagismo.

A secretária executiva da Saúde, Janine Lucena, destacou o tempo que a gestão em saúde precisou dedicar aos cuidados com a pandemia. “Este foi um ano de colocar a casa em ordem e finalmente estamos construindo a saúde que queremos para a população. Estamos entregando não apenas prédios, mas espaços acolhedores e dignos para usuários e profissionais”, afirmou.

Dona Severina Costa, de 55 anos, aprovou a reforma da USF Viver Bem. Ela frequentou muito a unidade para tratar um problema na mão esquerda e lembra bem como era o prédio. “Aqui nós somos muito bem atendidos, recebemos calor humano, eles correm atrás do que a gente precisa, sempre tem medicamentos, mas o prédio estava um caos e agora essa gestão deixou tudo bonito e organizado”, avaliou.

Os servidores da saúde também comemoraram as novas condições de trabalho. “A gente vivia na lama. As salas tinham goteira, buraco. Virava uma piscina. Hoje finalmente podemos dizer que temos uma unidade”, afirmou a auxiliar de serviço Maura Brito. A enfermeira Francisca Farias reforçou. “Estou aqui há dez anos e sempre foi precário. Tentávamos contribuir mas não tinha como. Entrava água, ratos. Agora temos a felicidade de ter um ambiente compatível com nossa vontade de trabalhar”, declarou. Elas são profissionais da USF Mangabeira VIII.

Estiveram presentes nos eventos os deputados estaduais Hervazio Bezerra e João Gonçalves e os vereadores Emano Santos, Odon Bezerra e Marcílio do HBE.

Secom JP



FALA PARAÍBA-BORGES NETO 

Comentários