Coletânea de textos do Festival Literário Juventudes nas Letras é lançada na Funesc

 

Uma coletânea de textos que mostra a força da nova geração de escritores paraibanos vai ser lançada, nesta quarta-feira (7), em João Pessoa. O lançamento é uma realização da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) em parceria com a Empresa Paraibana de Comunicação, representada pela Editora A União, e Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

O evento, que vai reunir jovens autores, será no Auditório 1 do Espaço Cultural José Lins do Rêgo, no bairro de Tambauzinho, em João Pessoa, a partir das 19h. “É mais uma ação que reforça o compromisso do Governo do Estado para com a cultura paraibana, neste caso, especialmente, para com a produção literária”, disse Pedro Santos, presidente da Funesc.

Ele também destacou grandes eventos literários realizados pela Funesc, como o Agosto das Letras (que este ano homenageou Chica Barrosa), e lembrou das ações recentes na área de literatura, como as oficinas dentro da programação do Mês da Consciência Negra em várias cidades paraibanas. Este mês ainda haverá premiação do edital José Lins do Rêgo.

Pedro Santos também falou sobre a diversidade de representação territorial dessa coletânea. Há jovens autores, por exemplo, de Boqueirão, Livramento e Taperoá, cidades do Cariri paraibano. Também dos municípios sertanejos de Cajazeiras, Pombal, Tavares e Vieirópolis. Além de autores do Brejo, Curimataú, Agreste e de outras regiões do estado.

“Uma diversidade que aponta claramente para a necessidade da descentralização das ações e fomentos culturais, que é o que o Governo da Paraíba tem feito. Neste ano de 2022, espetáculos, apresentações e ações de formação da Funesc chegaram a dezenas de pequenas cidades paraibanas, formando plateia e incentivando novos artistas”, complementou ele.

Coletânea a ser lançada nesta quarta-feira é resultado do Agosto das Juventudes 2022, organizado pelo Festival Literário Juventudes nas Letras, e selecionou textos nas categorias Cordel, Crônica, Poesia e Conto, homenageando grandes nomes da literatura paraibana como Maria Pimentel, Anayde Beiriz, Gonzaga Rodrigues e Marília Arnaud.

Para cada gênero literário, foram premiados 10 textos. Autores dos três melhores trabalhos de cada categoria receberão prêmios em dinheiro no valor de R$ 1.000 cada, além de serem contemplados com 10 exemplares da coletânea. Os outros sete melhores de cada gênero receberão cinco exemplares da coletânea, mais o certificado de premiação.

FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários