Crianças internadas no Hospital de Trauma de João Pessoa ganham certificado de coragem

 

Para garantir o tratamento mais humanizado aos pequenos pacientes, o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, está entregando um certificado de reconhecimento às crianças que enfrentam procedimentos dolorosos com bravura no dia que recebem alta. A iniciativa começou nesta semana e já tem alegrado a criançada, que ainda leva para casa o brinquedo ou livro que mais se identificou na brinquedoteca da instituição.

No certificado, o complexo pediátrico atesta que o pequeno “participou com muito empenho e dedicação das atividades desenvolvidas, merecendo nossos parabéns por sua coragem e valiosa colaboração”. A pequena Agatha Oliveira, de 7 anos, foi uma das crianças a receber o certificado. Ela disse que ficou muito feliz com essa lembrança, principalmente "quando eu recebi o certificado, fiquei feliz, mas levar para casa a boneca que eu tanto gostei foi maravilhoso".

Para o diretor-geral do Hospital de Trauma, Laecio Bragante, a internação hospitalar é para as crianças um período desafiador. “A intenção é que os pequenos possam se sentir motivados a enfrentar situações que, apesar de delicadas e longe do contexto em que estão acostumados a conviver, são necessárias para seu tratamento médico”, frisou.

Segundo a coordenadora de enfermagem do complexo pediátrico, Raimunda Soares, é muito gratificante os profissionais esse momento. “Com a iniciativa, as crianças puderam aprender que a internação não é feita somente de momentos negativos, mas também de superação. E saem de nossa unidade de saúde distribuindo sorrisos”, salientou.

Há dois meses, a brinquedoteca do Hospital de Trauma foi reinaugurada e precisa de contínuas doações, segundo a coordenadora do Núcleo de Estágio, Pesquisa e Eventos (Nepe), Kawana Shelen. “Temos entregado às crianças o “Kit Alta”, que contém material escolar e o brinquedo que a criança mais se apegou enquanto estava na brinquedoteca. Por isso, teremos que sempre repor os brinquedos e material escolar para que os novos pacientes que entram na instituição também possam receber essa lembrança”, pontuou.
As doações de brinquedos, materiais escolares e livros podem ser realizados presencialmente, no Hospital de Trauma de João Pessoa, no setor do Nepe ou ligando para o 3216-5761, das 8h às 16h30.

SECOM PB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários