Dezembro Vermelho: Hospital Metropolitano promove ações de conscientização para prevenção das ISTs

 


O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e Núcleo de Epidemiologia do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, gerenciado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), realizaram uma série de ações de conscientização acerca do tema: “O que você precisa saber sobre HIV e AIDS”, dentro da campanha de mobilização nacional Dezembro Vermelho. O objetivo foi promover a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), especialmente pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV).


Com abordagens setoriais aos usuários do serviço, a equipe distribuiu materiais informativos, e promoveu para os colaboradores uma palestra que teve como principal objetivo orientar sobre o atendimento a pacientes infectados. “Discutimos sobre a declaração de direitos dos pacientes com HIV, sempre trabalhando a conscientização para um atendimento holístico, efetivo e sem preconceito”, pontuou a médica infectologista do Metropolitano, Larissa Negromonte.

De acordo com a coordenadora do SCIH, Thais Grassi, as ações são consideradas relevantes, uma vez que pacientes descobriram ser portadores do vírus, após exame realizado na instituição. “Alguns pacientes já dão entrada no nosso serviço de saúde cientes do seu diagnóstico, mas acontece de alguns serem diagnosticados aqui. Neste ano, por exemplo, tivemos nove casos de novos diagnosticados, por isso buscamos sensibilizar os nossos profissionais a demonstrarem empatia, dando esperança aos pacientes de que o diagnóstico não é o fim”, afirmou a gestora.

Para a coordenadora de Serviço Social do Metropolitano, Carmen Lúcia Meireles, foi de grande importância abordar o direito do paciente de ter seu diagnóstico protegido de forma sigilosa e relembrar que é possível viver com a doença a partir do tratamento precoce. “Nós do Serviço Social trabalhamos muito essa questão, até para falar com a família sobre o assunto, precisamos do consentimento do paciente. Inclusive para fazer a testagem, o paciente precisa estar consciente que aquela coleta é para um teste de HIV. Como nós recebemos esse público, precisamos trabalhar bastante essa questão com os nossos colaboradores”, observou.

No ambiente hospitalar, é vital a prevenção, principalmente de acidentes com materiais perfurocortantes entre os profissionais de saúde, que podem ser formas de transmissão tanto da hepatite B e C, quanto do próprio HIV, conforme explicou a técnica de Segurança do Trabalho, Isabelle Barreto. “Para reduzir acidentes de trabalho e possíveis contaminações, orientamos sempre os colaboradores a utilizarem os equipamentos de proteção individual (EPIs), nunca reencapar agulhas e seguir os procedimentos padrões da sua atividade”, destacou.

Prevenção da Aids/HIV e das IST: O uso do preservativo (masculino ou feminino) em todas as relações sexuais (orais, anais e vaginais) é o método mais eficaz para evitar a transmissão das IST, do HIV/Aids e das hepatites virais B e C. A prevenção combinada abrange o uso do preservativo masculino ou feminino, ações de prevenção, diagnóstico e tratamento das IST, testagem para HIV, sífilis e hepatites virais B e C, profilaxia pós-exposição ao HIV, imunização para HPV e hepatite B, prevenção da transmissão vertical de HIV, sífilis e hepatite B, tratamento antirretroviral para todas as pessoas vivendo com HIV e redução de danos.

SECOM PB




FALA PARAÍBA BORGES NETO 

Comentários