Municípios do Cariri paraibano aderem ao projeto Telemedicina


Evento discute mudanças climáticas e apresenta ações desenvolvidas na Paraíba

 


Panorama das Políticas Climáticas na Paraíba e no Nordeste é um evento promovido pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT) e pela Secretaria de Estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente (Seirhma), que foi aberto na manhã desta terça-feira (6) no auditório do Sebrae, em João Pessoa. O evento está discutindo temas relacionados aos problemas ocasionados pelas mudanças climáticas e apresenta ações desenvolvidas na Paraíba e no Nordeste. As discussões, abertas ao público, continuam nesta quarta-feira (7), focando nos temas “sequestro de carbono”, “net zero e créditos de carbono” e “plano ABC – Agricultura de baixo carbono”.

“Aqui poderemos ver como políticas públicas podem ser implementadas do ponto de vista de cada setor aqui representado, para daí tirarmos uma construção de uma política que vai ditar o que o Governo do Estado e a sociedade civil podem trabalhar nos próximos anos”, disse o secretário Cláudio Furtado, da Educação e da Ciência e Tecnologia.

“Espero que seja um começo e que a gente possa no futuro realizar um evento ainda maior, com a participação de ainda mais instituições. A gente precisa discutir melhor esses temas e entender melhor essa situação”, disse o secretário Deusdete Queiroga, da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente.

A primeira palestra foi do professor Jean-Pierre Ometto, pesquisador sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), com o tema “Pegada e sequestro de carbono – é possível alcançar o net zero?”. “Pegada de carbono expressa as emissões de carbono na atmosfera que contabilizam a atividade humana”, explicou ele, que já havia ministrado uma oficina na segunda para apresentar a plataforma Adapta Brasil. “O tal do ‘net zero’ é zerar as emissões líquidas”.

Durante o dia também falaram ao público o professor Carlos Nobre (Inpe), por videoconferência, Robson Barbosa, secretário executivo de Energia da Seirhma, o professor e jornalista Laerte Cerqueira, o professor Newmark Carvalho (Senai), o engenheiro ambiental José Janduí Junior (Semam/JP) e Max Almeida (Climate Safe). Transição energética, energia eólica e módulos fotovoltaicos foram alguns dos assuntos tratados.

A manhã ainda teve a apresentação com o quinteto de cordas do Prima e, no hall do auditório, uma feirinha colaborativa, incluindo artesãos que trabalham com material reciclável.

WSCOM



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários