João Azevêdo entrega reforma de ambulatório para travestis e transexuais e 15 ambulâncias para atender rede hospitalar do estado

 


O governador João Azevêdo entregou, nesta sexta-feira (16), a reforma do Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais Fernanda Benvenutty, que funciona no anexo do Complexo Hospitalar Clementino Fraga, e 15 ambulâncias, em João Pessoa. As obras do ambulatório TT representaram investimentos de R$ 276 mil e contemplaram, dentre outros ambientes, consultórios, ambulatório e recepção, garantindo mais conforto aos mais de 950 pacientes de diversos municípios atendidos pela unidade. 

 
Já para a aquisição de ambulâncias foi destinada a quantia de R$ 5 milhões. Os veículos ficarão na base da Central Estadual de Regulação Hospitalar, para atender as unidades de saúde de todo o estado e também integra as ações do programa Coração Paraibano, que envolve as três macrorregiões de saúde, com serviços de referência no Hospital Metropolitano, em Santa Rita, nos Hospitais de Trauma de Campina Grande e Regional de Patos, com suporte via telemedicina, ligando todos os serviços em rede. 
 
Na ocasião, o governador João Azevêdo ressaltou o compromisso da gestão com políticas de inclusão social e interiorização da saúde. “Esses são instrumentos que trazem dignidade às pessoas, oferecendo um atendimento humanizado e com maior agilidade. No nosso estado, o SUS verdadeiramente funciona e dentro dessa lógica, entregamos a reforma do ambulatório TT e as ambulâncias do programa Coração Paraibano, que complementam as ações da hemodinâmica, garantindo um serviço muito mais qualificado, dando respostas importantes ao povo da Paraíba”, frisou. 
 
A secretária de estado da Saúde, Renata Nóbrega, explicou que as 15 ambulâncias darão suporte a toda rede estadual de saúde. “Duas ambulâncias serão destinadas para as regiões de Pombal e Catolé do Rocha e as demais serão utilizadas para otimizar o deslocamento dos pacientes do SUS que precisem de transporte, seja em Itaporanga, Cajazeiras, Sousa, Picuí, Monteiro, para hospitais de maior complexidade, a exemplo de maternidades, hospitais de trauma para a gente melhorar e dar qualidade no atendimento”, pontuou.  
 
Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais Fernanda Benvenutty - A unidade do ambulatório TT, em João Pessoa, é pioneira no Nordeste e presta atendimento em endocrinologia, ginecologia e cirurgia plástica, buscando garantir mais acessibilidade e um bom ambiente laboratorial. O ambiente conta com banheiros acessíveis, enfermaria e dois ambulatórios acústicos, pediatria, gerência e ouvidoria. 
 
O secretário executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde, Jhony Bezerra, evidenciou os investimentos do estado para fortalecer as políticas públicas. “A entrega dessa reforma garante melhor assistência, melhor prestação de serviço e maior inclusão. O Governo do Estado já entregou o ambulatório TT de Campina Grande e estamos proporcionando mais assistência aos usuários do sistema público de saúde”, comentou. 
 
O diretor do Complexo Hospitalar Clementino Fraga, Fernando Chagas, afirmou que o ambulatório disponibiliza um atendimento multidisciplinar e o acesso pode ser feito por meio do próprio hospital ou pela Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana. “Neste espaço contamos com psiquiatras, endocrinologistas, urologistas, ginecologistas, assistentes sociais, neurologistas, cardiologistas, representando um atendimento amplo que abraça todas as vertentes de saúde, acolhendo essa população, que muitas vezes, chega com histórico de violência e preconceito”, falou. 
 
A secretária de estado da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, destacou o trabalho da gestão estadual para garantir a ampliação dos serviços de assistência à população LGBTQIAP+. “O Governo da Paraíba sempre tem esse olhar de ofertar serviços públicos com maior eficácia e também com o devido conforto para que a população travesti e trans possa receber o atendimento em saúde de maneira integral. A Paraíba é um dos estados que mais tem equipamentos e tecnologias de atendimento à população LGBTQIAP+ e isso nos deixa felizes porque aqui temos cursos profissionalizantes para o acesso à riqueza e renda, centros de referência e de acolhimento”, falou. 
 
Os deputados estaduais Hervázio Bezerra, Wilson Filho e Pollyanna Dutra acompanharam as entregas.
SECOM-PB




FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários