Litoral paraibano tem 59 trechos de praias próprios para banho no Ano Novo

 

Quem desejar aproveitar as praias do litoral da Paraíba na virada do ano e na primeira semana de 2023 terá mais de 50 opções seguras para banho. É que de acordo com o último relatório de balneabilidade divulgado pela Sudema, dos 63 trechos de praias do estado, 59 estão próprios para banho até o dia 06 de janeiro. Conforme apurou o ClickPB, apenas trechos localizados em três praias nos municípios de João Pessoa e Pitimbu devem ser evitados pela população. 

Na capital do estado, os banhistas que forem à praia do Cabo Branco devem evitar o trecho em frente a rotatória, no final da Avenida Cabo Branco e a parte da praia que fica em frente a galeria de águas pluviais, já próximo ao Farol. Outro local impróprio para banho é a praia do Arraial, no extremo sul de João Pessoa, em frente a desembocadura do Rio Cuiá.

Em Pitimbu, os banhistas devem evitar entrar no mar na praia do Maceió. A medição semanal da Sudema constatou que o trecho em frente a desembocadura do riacho Engenho Velho não está próprio para banho. 

Já todos os trechos de praias em Conde, Cabedelo, Lucena, Rio Tinto, Marcação, Baía da Traição e Mataraca estão próprios para banho. As amostras foram coletadas entre 26/12 e 28/12, segundo a Sudema.

A balneabilidade é a qualidade das águas destinadas à recreação de contato primário, que são atividades de contato direto e prolongado com a água (banho, natação, mergulho, pesca, etc), onde existe a possibilidade de ingestão.  

Para sua avaliação é necessário o estabelecimento de critérios objetivos, que devem se basear em indicadores a serem monitorados e seus valores confrontados com padrões pré estabelecidos, para que se possa identificar se determinado local é favoráveis ou não.

CLICKPB 


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários