MST negocia com governo de transição retorno de ministério a partir de 2023

 

O Movimentos dos Sem Terras (MST) se articula para conseguir garantir o retorno do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para 2023, no Governo Lula. Inclusive, o nome do candidato ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul no último pleito, Edegar Preto (PT), é um dos principais nomes para assumir a pasta.

“Ruralistas que participaram da transição afirmam que Pretto tem sensibilidade para comandar a pasta sem entrar em conflitos com o agronegócio”, diz mensagem que circula em grupos de movimentos sociais ligados ao PT. No entanto, o gaúcho concorre com o também petista Valmir Assunção, da Bahia, que foi eleito deputado federal com justamente o apoio de membros do MST.

O MDA já existiu em outros governos do país, mas foi incorporado ao da Agricultura no mandato atual de Jair Bolsonaro. O governo de transição de Lula, que tem o vice-presidente Geraldo Alckmin como coordenador-geral, já discutiu a possibilidade de retorno da pasta. As principais pautas estariam relacionadas à Reforma Agrária e políticas de assentamento.

MaisPB com O Antagonista


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários