Prefeito inicia entrega de cartões do ‘Pão e Leite’ e anuncia ampliação para dez mil beneficiados em janeiro


 A Prefeitura de João Pessoa está dando um reforço importante para que seis mil famílias coloquem mais alimento na mesa. É o programa Pão e Leite, que funciona a partir desta terça-feira (20), quando foi iniciada a distribuição dos cartões aos beneficiários. O prefeito Cícero Lucena realizou a primeira entrega, em uma grande operação montada no Ginásio O Ronaldão, no bairro do Cristo. Na ocasião o gestor anunciou que quatro mil novas vagas serão abertas em janeiro, atingindo 10 mil famílias atendidas.

“Temos a real dimensão de que, infelizmente, muita gente não tem emprego e precisa da ajuda do poder público. Esse programa renova o compromisso que já tínhamos firmado em outras gestões, e garante recursos mensais para que as pessoas que precisam possam ter acesso ao pão e o leite. Iniciamos pensando em seis mil famílias, mas já determinamos a ampliação e esperamos que seja um programa transitório, pois desejamos também gerar emprego e renda para que essas famílias deixem de precisar do benefício”, afirmou Cícero Lucena, que estava acompanhado da primeira-dama, Lauremília Lucena.

O programa garante o valor de R$ 50 mensais para que as famílias beneficiadas reforcem sua segurança alimentar. A compra pode ser feita em uma rede cadastrada em toda a cidade, que inclui mercados, mercadinhos, padarias e outros estabelecimentos. Os seis mil beneficiados foram selecionados após cadastro junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), observando critérios de vulnerabilidade social, ausência de renda formal e a não participação em programas da mesma natureza.

“Este é um momento de festa pois a partir de hoje a comunidade começa a receber seus cartões, que serão desbloqueados imediatamente. Assim eles já podem sair daqui direto para comprar seu pão e seu leite. Temos um número grande de estabelecimentos cadastrados em toda a cidade e isso vai facilitar para que todos tenham acesso ao seu alimento de forma fácil e prática”, explicou a secretária da Sedes, Norma Gouveia.

Ciana Leite, de 42 anos, foi a primeira a receber o cartão, que foi entregue pelo prefeito Cícero Lucena. Ela é moradora do Alto do Mateus e vive com dois filhos pequenos. “Para mim isso representa muito pois estou desempregada há mais de um ano e isso é um suporte a mais que vou dar para a alimentação dos meus filhos. Tenho certeza que para mim e para outras mães aqui vai fazer muita diferença”, afirmou.

Bruna Andrade, de 26 anos, tem um filho pequeno. Ela e o marido estão desempregados. “A situação é difícil e esse valor ajuda bastante para colocar comida em casa. Para quem tem criança é sempre uma preocupação”, afirmou a moradora do José Américo.

A entrega dos cartões acontece desta terça-feira (20) até a próxima quinta-feira (22) no Ginásio O Ronaldão, sendo dois mil inscritos por dia, que são atendidos por ordem alfabética. Quem não puder comparecer ao local vai poder pegar seu cartão nos Centros de Referência da Cidadania (CRCs).

PORTAL LITORAL



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários