Sebrae participa de evento que discutirá ações de políticas climáticas na PB e no NE


 O Sebrae/PB estará presente no evento Panorama das Políticas Climáticas na Paraíba e no Nordeste, que acontece nesta terça (6) e quarta-feiras (7), em João Pessoa, e deve reunir gestores públicos, pesquisadores e representantes de diversas entidades para discutir o futuro climático e ambiental do País e novas práticas de sustentabilidade. A abertura do evento acontece no auditório do Sebrae/PB, no Bairro dos Estados, a partir das 9h.

Entre as palestras de destaque no evento, sobretudo para a prática sustentável nas empresas e negócios locais está a palestra com a gerente do Centro Sebrae de Sustentabilidade do Mato Grosso, Helen Camargo de Almeida. Em sua fala, ela vai defender como a prática ambiental sustentável pode ser trabalhada.

“Vamos falar sobre como a prática ambiental, social e econômica estão associadas nas questões de políticas públicas e na questão da redução climática. É muito mais do que pensar práticas que gerem a redução de carbono, mas ações que tragam ganhos na gestão dos negócios e eficiência das cidades para deixá-las mais resilientes aos eventos do clima, entre outros benefícios que a prática ESG proporciona e que contribui diretamente com as questões climáticas”, explica Helen Almeida..

Ela lembra ainda que o Centro Sebrae de Sustentabilidade é referência para a criação e desenvolvimento de práticas ambientalmente corretas no País. “O Sebrae/MT contribui com todo o sistema, com conteúdos e soluções, com o tema de sustentabilidade para os pequenos negócios. O Centro Sebrae de Sustentabilidade entrega soluções que contribuem para que as empresas sejam ecoeficientes e socialmente mais equilibradas e economicamente viáveis”, frisa. A gerente ainda lembra que novos negócios podem surgir a partir de práticas de sustentabilidade. “O Centro Sebrae de Sustentabilidade não só incentiva a criação de negócios com a temática de sustentabilidade que vão resolver desafios hoje postos que os municípios e as empresas enfrentam, como também ajudar os pequenos negócios que já têm os seus empreendimentos estabelecidos a adotarem práticas de sustentabilidade para se inserir nessa nova economia”, acrescenta.

Acompanhando as tendências de ações de responsabilidade ambiental e social para a construção de um planeta mais sustentável o Sebrae/PB se tornou signatário do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), integrando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), conforme destaca o analista técnico do Sebrae/PB, Thiago Jatobá. “Temos um plano de ação para implantação de usinas fotovoltaicas nas nossas estruturas, estamos integrando os ODS na nossa estratégia, incorporando indicadores ESG na cadeia de valor da organização”.

Dados – A Pesquisa Pulso, realizada pelo Sebrae, entre agosto e setembro deste ano, apresenta uma amostra do cenário de sustentabilidade nas pequenas empresas. Na Paraíba, 55 estabelecimentos participaram do levantamento. Entre os pontos de destaque nas empresas paraibanas estão práticas sustentáveis de controle de energia, realizada em 70% dos negócios, controle do consumo de água (57% das empresas) e de papel (55% das empresas).

Sebrae 50 + 50 – Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.

MaisPB



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários