Tartaruga marinha é deixada na Bica e técnicos da Semam e PM encaminham animal para aquário


Uma tartaruga marinha verde foi deixada, na manhã desta quarta-feira (21), na entrada do Parque Zoobotânico Arruda Câmara, a Bica, no bairro do Roger. Assim que os técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), da Prefeitura de João Pessoa encontraram o animal, acionaram a Polícia Ambiental, que acompanhou todo o processo de cuidado e transporte. Segundo os técnicos, as primeiras impressões, capturadas pelas imagens das câmeras de segurança, demonstram tratar-se de uma entrega voluntária. O animal foi deixado dentro de um saco, na portaria.

A Polícia Ambiental e a equipe da Coordenadoria de Bem-Estar Animal da Semam acompanharam as ações de cuidado com a tartaruga, que foi retirada do saco e colocada na água. Em seguida foi levada para o Aquário Paraíba, onde passará por uma triagem e avaliação das condições físicas, para possível retorno ao mar.

A Bica não recebe animais de pessoas físicas, apenas do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e outras instituições que trabalham com a fauna brasileira. No caso da tartaruga, segundo o sargento Pedro Alcântara, ela foi transportada com todo cuidado. “Nós orientamos para que as pessoas que encontrarem animais ligue o 190 imediatamente, para acionar a Polícia Ambiental, informando que encontrou o animal. Nós providenciamos o resgate com segurança”, conlcuiu.

A tartaruga-verde (Chelonia mydas) possui uma carapaça formada por quatro pares de placas laterais, apresenta coloração verde, quando adulta, e marrom, quando jovem. Pode atingir até 143 cm de comprimento e peso de até 200 kg.

Na Lei

Quem cria animais em cativeiro, sem autorização, pode ser penalizado por maus tratos, de acordo com a Lei de Crimes Ambientais ( Lei 9. 605/1998). Os animais silvestres são encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Ibama, que fica na BR 230, quilômetro 11, Floresta Nacional da Restinga de Cabedelo.

PB AGORA



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários