Após voltar à normalidade, ISEA de Campina Grande realiza parto de gêmeas

 

O primeiro parto realizado após a retomada do abastecimento elétrico no Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA) no último sábado, 21, foi um parto gemelar. As pequenas Maria Helena e Maria Antônia nasceram de parto cesáreo no centro cirúrgico da própria maternidade. Elas estão com a mãe, Maria Marcelina Valentim, na enfermaria das Flores.

“Quando voltou a energia eu fui a primeira a dar à luz. Fui para a sala de cirurgia e está tudo bem, elas nasceram saudáveis e fortes. Elas foram uma luz, uma esperança. Vou ter uma história para contar para elas até elas ficarem velhinhas de como aconteceu o nascimento delas, foi épico”, disse Marcelina.

A família é da cidade de Umbuzeiro. Cerca de 60% dos partos da maternidade são de famílias de outros municípios, já que o ISEA atende 170 municípios pactuados. Em 2022, no total foram 5.162 partos realizados, sendo destes 2.536 partos normais e 2.626 de partos cesáreos. Além dos partos, houve na maternidade mais de 24.000 atendimentos às gestantes que precisaram utilizar os serviços de urgência e emergência da instituição.

Serviços

O ISEA também oferece diversos serviços no atendimento às gestantes e puérperas nas áreas de ginecologia, obstetrícia e pediatria. Conta ainda com o setor do Pré-Natal de Alto Risco e o Ambulatório, local destinado para atendimento geral dos recém-nascidos com sala de vacinação, salas para os testes do pezinho, orelhinha, linguinha, coração e ouvido, ultrassonografia e consultórios médicos para os acompanhamentos de rotina dos bebês.

Desde o final do ano passado houve uma ampliação nos serviços oferecidos pelo Planejamento Familiar, com as realizações de implantação de DIU e das cirurgias de laqueaduras e vasectomias, com crescimento em torno de mais de 150% no número de procedimentos realizados.

A maternidade conta com o Centro de Parto Normal Mãe Izabel, a Casa da Gestante, do Bebê e da Puérpera e do Banco de Leite Humano Dr. Virgílio Brasileiro, unidade referência na coleta, pasteurização, armazenamento e distribuição de todo leite coletado, sendo o único responsável por abastecer todas as maternidades da cidade que possuem UTI Neonatal, como a Clipsi, a Fundação Assistencial da Paraíba (FAP), a Clínica Santa Clara e o Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC).

As Reformas

Para melhorar a qualidade nos atendimentos às usuárias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, foram realizadas diversas reformas ao longo de todo o ano de 2022 na reestruturação da maternidade, como a reforma total da Ala Canguru, da enfermaria do Alto Risco, a abertura da UTI Semi-intensiva com dez novos leitos, do Berçário Intermediário e reforma da Ala de Alto Risco. Durante a pandemia, também foi aberta a Ala UNIDOS, enfermaria destinada exclusivamente para o tratamento de gestantes com COVID-19. Atualmente estão sendo feitas as reformas do novo Centro Cirúrgico e do Centro de Parto Normal Mãe Isabel (CPN).

E através do Núcleo de Estágio, Pesquisa e Educação Permanente (NUPEP), a instituição trabalha constantemente na capacitação de todos os trabalhadores da saúde do hospital, realizando diversos treinamentos, cursos e palestras, com o objetivo de oferecer às usuárias atendidas na instituição um bom acolhimento e um tratamento humanizado.

Hospital Amigo da Criança e da Mulher

No final de 2022após nova avaliação do Ministério da Saúde, o ISEA manteve o selo/título de Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) e de Cuidado Amigo da Mulher (CAM).

A certificação é um título e selo de qualidade conferido às maternidades que cumprem quatro critérios: incentivo ao aleitamento materno; o uso adequado de fórmulas para suplementação alimentar de crianças; a garantia da permanência da mãe ou do pai junto ao recém-nascido nas primeiras 24 horas de vida e o cumprimento do critério global de Cuidado Amigo da Mulher.

O ISEA é uma maternidade municipal 100% SUS e que atende as gestantes de baixo e alto risco. Atualmente é a maternidade que mais realiza partos no estado da Paraíba, servindo de referência para mais de 170 municípios paraibanos.

PB AGORA


BORGES NETO LUCENA INFORMA

Comentários