Conexão Mundo: Estudantes da Rede Estadual de Ensino embarcam para Reino Unido e Espanha


 O Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT), promoverá, nesta sexta-feira (13) e sábado (14), os primeiros embarques dos estudantes intercambistas aprovados no Projeto Conexão Mundo. Serão 83 alunos que foram aprovados nos Editais Primeira Chance Internacional e Formação Profissional que irão viajar para o Reino Unido e para a Espanha. Nesta sexta-feira (13), os estudantes que irão viajar serão recebidos pela equipe do projeto durante todo o dia na Escola Cidadã Integral Técnica Professor Raul Córdula, no bairro da Torre, em João Pessoa, para acolhimento e ajustes pré-embarque. 


As viagens terão duração de seis a oito semanas, de acordo com a modalidade de intercâmbio que o estudante foi selecionado. Trinta estudantes irão para a Universidad de Mondragón, na Espanha; 20 irão para  Bournemouth and Pool College, na Inglaterra; 4 irão para a Edimburgh College, na Escócia; 14 irão para a Neath Port Talbot College, no País de Gales; e 15 irão para a Warwickshire College, também na Inglaterra.

Ao longo da estadia do estudante selecionado nas modalidades Primeira Chance e Formação Profissional, serão realizadas atividades educacionais de cunho profissionalizante por meio do contato com experiências de aprendizagem em instituições de ensino e empresas internacionais em conjunto com estudantes nativos, na língua oficial do país de destino, podendo suas turmas conter ou não participantes de outras nacionalidades. 

Outros 218 estudantes selecionados nas modalidades Curso de Idioma no Exterior e Ensino Médio no Exterior (High School) irão embarcar com destino à Espanha, ao Reino Unido e ao Chile em uma segunda etapa que acontecerá nos próximos meses. Além disso, outros 100 estudantes irão viajar para o Canadá. No total, foram selecionados 400 estudantes que tiveram os melhores desempenhos no processo de seleção, aplicado com as 14 Gerências Regionais de Educação (GREs). 

Fases do projeto - A primeira fase do projeto foi realizada entre os meses de janeiro e março deste ano, com a participação de 3.744 estudantes que aprenderam a Língua Inglesa e Espanhola para se classificarem para segunda fase, realizada em abril a maio de 2022, com estudo dirigido e aplicação de prova de conhecimentos, em junho. Dos 1.714 estudantes aptos para segunda fase, 400 foram aprovados para a terceira e última etapa para vivenciarem a experiência do intercâmbio internacional.

Projeto Conexão Mundo – O Conexão Mundo está integrado às políticas públicas do Programa de Internacionalização Gira Mundo, que dispõe sobre a promoção da cooperação internacional, da formação qualificada e estratégica e o desenvolvimento científico e tecnológico no Estado da Paraíba por meio do intercâmbio.
SECOM-PB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários