Curtas paraibanos apoiados pelo Governo do Estado são selecionados na Mostra Tiradentes


 Dois curtas paraibanos, realizados por meio da Lei Aldir Blanc 2020 (1ª fase), foram selecionados na 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes, que começou na sexta-feira (20) e segue até o dia 28, com exibições presenciais e on-line, na cidade mineira. ‘Pedra Polida’ e ‘Conserva’ foram contemplados no Edital Margarida Cardoso, lançado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-PB), e serão exibidos, respectivamente, nestas terça-feira (24) e quarta-feira (25).


‘Conserva’, dirigido por Diego Benevides, relembra o presente que o personagem velho Pereira ganhou do mar durante o Verão da Lata, em 88, no Nordeste brasileiro.

Já no curta de ficção ‘Pedra Polida’, dirigido por Danny Barbosa, Safira é uma mulher trans da periferia, que, rompendo os paradigmas sociais, atua na área da saúde como técnica de enfermagem e almeja ascender a partir de uma graduação. Na sua rotina de trabalho depara-se com o passado na figura de um ex-namorado que a abandonou e, ironicamente, anos depois, busca ajuda no hospital em que ela trabalha. Passado e presente agem polindo essa pedra.

A Mostra - Nesta 26ª edição, a temática da Mostra de Cinema de Tiradentes é Cinema Mutirão, que responde aos últimos três anos, quando a pandemia da Covid-19 e a falta de incentivos afetaram a produção criativa no país. Muitos grupos de lugares diferentes e de campos artísticos distintos (dança, música, teatro) se uniram para fazer audiovisual com os recursos dos editais emergenciais da Lei Aldir Blanc.

A mostra presta homenagens à dupla de realizadores mineiros Ary Rosa e Glenda Nicácio, que se radicaram em Cachoeira (BA), em 2010,  e lá fundaram a produtora Rosza Filmes e, desde então, fazem alguns dos títulos mais celebrados do cinema brasileiro contemporâneo.

A seleção de 134 filmes (entre longas, médias e curtas-metragens), de 19 estados brasileiros (AL, AM, BA, CE,DF, ES, GO, MG, MT, PA, PB, PE, PR, RJ, RN, RR, RS, SC, SP), foi distribuída em 57 sessões de pré-estreias e mostras temáticas.

Mais sobre a mostra:
https://mostratiradentes.com.br/

Ficha técnica - Conserva
Roteiro: Diego Benevides
Empresa produtora: Extrato de Cinema
Co-produção: Electra Filmes
Produção executiva: Mariah Benáglia, Gian Orsini
Direção de produção: Gian Orsini
Montagem: Marcelo Coutinho
Fotografia: Diego Benevides
Direção de arte: Diego Benevides, Marcelo Coutinho
Mixagem: **Work in Progress**
Som direto: Gian Orsini
Edição de som: **Work in Progress**
Figurino: Mariah Benáglia
Elenco: Fernando Teixeira, Mariah Benáglia, Abraão Bahia Lima
 
Ficha técnica - Pedra Polida
Roteiro: Danny Barbosa
Empresa produtora: Daniel Alex Barbosa 01846679419
CNPJ: 30.116.684/0001-52
Produção executiva: Diego Lima e Sidney Ruffino
Direção de produção: Carolina Porto
Montagem: Edson Lemos Akatoy
Fotografia: Luís Barbosa
Direção de arte: Thiago Costa
Mixagem: Isadora Torres
Som direto: Ismael Farias e Juca Gonzaga
Edição de som: Isadora Torres
Cenografia: Thiago Costa
Figurino: Thiago Costa
Elenco: Sophia Williams
Suzy Lopes
Paulo Phillipe
Margarida Santos
Laís Vieira
Márcio di Paula
Buda Lira
Fernanda Ferreira
Alison Bernardes
 
Os filmes foram distribuídos nas mostras: Homenagem, Aurora, Olhos Livres, Cinema Mutirão,, Autorias, Foco, Panorama, Foco Minas, Praça, Formação,  Sessão Debate, Jovem, Valores, Regional e Mostrinha. 
SECOM-PB




FALA PARAÍBA-BORGES NETO 

Comentários