Espanhola de 115 anos entra no Guinness como mulher mais velha do mundo


Maria Branyas Morera, de 115 anos, se define como “muito velha, mas não uma tonta”. Ela é realmente muito velha — de acordo com o Guinnes, é a pessoa mais velha do mundo.

Maria nasceu em 4 de março de 1907. A família dela é de espanhóis, mas ela nasceu na Califórnia, nos Estados Unidos.

Em 1915, a família decidiu voltar para a Espanha, e ela vive na região da Catalunha desde então.

Quando ela tinha 29, começou a Guerra Civil Espanhola — segundo a emissora Sky News, Maria disse que tem “memórias muito ruins” da guerra.

Não foi o único período difícil que ela viveu: em 2020, ela foi infectada com Covid-19 poucos dias depois de completar 113 anos.

Ela se casou com um médico espanhol em 1931, e o casal teve três filhos, 11 netos e 13 bisnetos.

Maria vive em um asilo para idosos há 22 anos —também segundo o Sky News, o estabelecimento afirmou que ela está em boas condições de saúde e que está surpresa e grata à atenção que recebeu.

Ela se tornou a pessoa mais velha do mundo depois da morte da freira francesa irmã André, no dia 17 de janeiro, aos 118 anos.

Perfil no Twitter

Maria conta com a ajuda de uma filha para manter um perfil no Twitter.

Na rede social, ela comemorou a chegada de 2023: “A vida não é eterna para ninguém, na minha idade, um ano novo é um presente, uma celebração humilde, uma nova aventura, uma jornada bonita, um momento de felicidade; vamos aproveitar a vida juntos”.

Ela também dá alguns conselhos no Twitter. A longevidade, ela diz, é resultado de ordem, tranquilidade, boas conexões com a família e amigos, contato com a natureza, estabilidade emocional, não se preocupar demais, não se arrepender, se manter positiva e, no fim, “ficar longe de pessoas tóxicas”.

 G1



FALA PARAÍBA BORGES NETO 

Comentários