Fundac implanta plataforma digital regional em apoio à medida socioeducativa


 A Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente ‘Alice de Almeida’ (Fundac) implantou o Sistema de Medida Socioeducativa do Estado da Paraíba (SISMSE/PB) em todas as unidades socioeducativas, padaria-escola e sede. A plataforma digital regional qualificada servirá de apoio e retaguarda às ações de atendimento, de planejamento, execução, monitoramento e avaliação de políticas públicas relacionadas à medida socioeducativa de meio aberto, fechado e de seus familiares.


Para que o sistema funcione a contento, a Fundação, por meio de convênio de número 908857/2020 celebrado entre a União, por intermédio do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Fundac e interveniência do Estado da Paraíba, adquiriu 51 notebooks e 10 scanner de mesa para todas as unidades socioeducativas, incluindo a sede e Padaria Escola ‘Maria de Lourdes Dantas’.

A digitalização dos dados, das informações dos adolescentes/jovens bem como os relatórios de acompanhamento e os procedimentos administrativos, agora realizados de forma digital, irá facilitar tanto o acesso às informações, respeitando o sigilo daquelas que precisam, bem como trará mais segurança em relação à proteção dos dados e agilidade no acompanhamento do adolescente/jovem e melhor fluxo das atividades da Unidade.

Por esse sistema, atribuições que eram até então realizadas de forma física, passam a ser feitas por meio da forma digital, a exemplo do cadastro do socioeducando, suas transferências, desligamentos, relatórios, acompanhamento das atividades, entre outros, permitindo assim cruzamento de informações e produção de estatísticas e relatórios, possibilitando um maior acompanhamento das atividades desenvolvidas pelas Unidades.

Na distribuição dos equipamentos, o Centro Socioeducativo Edson Mota (CSE) recebeu oito (8) computadores e um scanner; o Centro Educacional do Jovem (CEJ) também ficou com oito (8) computadores e um scanner; o Centro Educacional do Adolescente (CEA/JP) foi contemplado com seis (6)
computadores e um scanner.

No Centro de Atendimento Socioeducativo Rita Gadelha (unidade feminina) foram cinco (5) computadores e um scanner; no Complexo Lar do Garoto

foram oito (8) notebooks e um scanner; o Centro Educacional do Adolescente (CEA/Sousa), ficou com cinco (5) notebooks e um scanner; na sede da Fundac ficaram quatro (4) notebooks e dois scanner e a Padaria Escola ‘Maria de Lourdes Dantas’, foi contemplada com dois (2) computadores.

Para o presidente da Fundac, Flávio Moreira, “é preciso que tenhamos uma informação compartilhada para que possamos formatar o melhor planejamento para cada socioeducando, inclusive acompanhando eles em meio aberto e principalmente no momento pós-medida”.

Os servidores foram treinados por três semanas consecutivas para aprenderem a operar o sistema, saber registrar um cadastro e um acolhimento, colocar documento pessoal e jurídico nos registros, gerar relatório etc. Todos receberam uma senha de acesso e já estão exercitando num ambiente apropriado para treinamento pelos próximos 15 dias para se familiarizarem com a nova sistemática.

SECOM PB

FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários