GRATUITO E ABERTO AO PÚBLICO: Festival promove ações de cultura, cidadania e preservação ambiental em Lucena

 

Educação, preservação ambiental, cultura, identidade regional e cinema são os temas propostos pelo Festival Pé na Areia – Cinema e Meio Ambiente, que começa nesta terça (17) e vai até a próxima segunda-feira (23), em Lucena, litoral norte da Paraíba. Todas as ações são gratuitas e abertas ao público.

O festival surgiu como uma ação para promover cultura audiovisual e preservação do meio ambiente nas praias de Lucena, com foco na educação, na identidade regional e na sustentabilidade.

“A ideia do projeto partiu de uma vivência pessoal nas praias de Lucena e da vontade de promover algo cultural no município”, explicou Cristhine Lucena, coordenadora do Pé na Areia.

“A questão do meio ambiente está relacionada a uma preocupação com o lixo nas praias, então, juntamos a arte com a ideia de preservação do meio ambiente. Pensamos que se alguma coisa está incomodando, vamos tentar fazer algo para melhorar”, complementou Cristhine, que também é sócia da produtora Rendeira Filmes, que realiza o Festival.

Noite das Ideias 2023
A proposta do Pé na Areia foi a vencedora do 4º Edital Noite das Ideias, lançado pela Embaixada da França no Brasil e Instituto Francês em 2022. Tendo como objetivo promover reflexão sobre temas contemporâneos envolvendo arte, ciência e sociedade civil, a iniciativa de fomento busca contemplar projetos que dialoguem com essa premissa.

”Uma amiga professora de francês enviou pra gente a divulgação do edital, cujo tema internacional é “mais?”. A partir daí, nós pensamos na sociedade que está sempre sendo levada pelo ‘mais consumo’, ‘mais trabalho’, ‘mais estresse’ e o projeto traz a ideia contrária: ‘mais natureza’, ‘mais consumo consciente’, ‘mais pé na areia’, ‘mais momentos desconectados’, detalha Cristhine Lucena.

Para Sébastien Dahyot, adido de cooperação e ação cultural na Embaixada da França no Brasil, o Festival Pé na Areia foi selecionado para participar da Noite das Ideias 2023 “porque ele consegue incentivar o debate e valorizar o conhecimento de forma lúdica e criativa através de rodas de conversas, exibição de filmes, oficinas, atividades, e com a presença de filmes franceses e instituições francesas como a Aliança Francesa de João Pessoa, o laboratório de pesquisa LMI Tapioca e do Instituto Francês de Pesquisa e Desenvolvimento (IRD)”, destacou ele.

Programação
Na programação, haverá exibição de filmes, realização de uma oficina de serigrafia para alunos da rede municipal de ensino, roda de conversa e um mutirão de limpeza na praia de Lucena, em parceria com a Sudema e o projeto Mares Sem Plástico. Além disso, a Rendeira Filmes e a Uloth Productions produziram dois documentários de curta duração com pessoas de Lucena que contribuem para a sustentabilidade do meio ambiente no local. Os vídeos Pé na Areia-Gerações serão exibidos nos dias de sessão de cinema na praça.

A noite do dia 19 será a abertura do evento que representa a Noite das ideias dentro do Festival Pé na Areia. Na praça principal de Lucena, às 18h30, haverá uma roda de conversa com a temática “Tem mais plástico do que peixe”’, com as pesquisadoras Anne Justino, da UFRPE e representante do LMI Tapioca, e Cláudia Cunha, da UFPB, e também a secretária de meio ambiente de Lucena, Carla Marcon, para discutir a contaminação dos mares e rios pelos resíduos sólidos, principalmente o plástico. Após a roda de conversa, haverá a exibição de curtas-metragens de língua francesa. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.

Numa programação paralela, realizada na Aliança Francesa de João Pessoa, serão exibidos os vídeos Pé na Areia-Gerações e um longa-metragem francês com temática relacionada à preservação dos mares. A exibição será gratuita e aberta ao público. A curadoria das obras foi feita pelo pesquisador e crítico de cinema André Dib.

EXPRESSO NOTICIAS DO DIA


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários