João Azevêdo formaliza parceria com IFPB para restauração ecológica dos corais e promoção do turismo sustentável

 

A ação receberá um investimento de aproximadamente R$ 2,5 milhões do Governo do Estado e tem o objetivo de recuperar a biodiversidade, fomentar o turismo náutico e subaquático e colaborar com o manejo da pesca na Paraíba.
 
O programa será desenvolvido ao longo de quatro anos e tem como meta o lançamento de 10 mil blocos de recifes artificiais, possivelmente, em 10 pontos da plataforma continental rasa do estado. As áreas serão definidas após a realização de estudos ambientais com a participação dos segmentos ligados ao turismo, pesca e navegação. Além disso, será definida uma área para mergulho temático e realizadas técnicas de restauração ecológica dos ambientes coralíneos naturais. 
 
Também estão previstos o desenvolvimento de um programa de Educação Ambiental transversalizado e curricularizado e produção de ciência e inovação durante o monitoramento ambiental em parceria com as ICTs da Paraíba. 
 
Na ocasião, o governador João Azevêdo ressaltou a importância da parceria com as instituições de pesquisa do estado para impulsionar o segmento econômico, com foco na sustentabilidade. “Esse é um projeto feito a muitas mãos, que integra ações de preservação ambiental e turismo, com a participação de diversos segmentos, colocando a Paraíba em um patamar diferenciado, com um grande alcance na sociedade, fortalecendo também a pesquisa, inserindo ainda nossos estudantes nesse processo”, frisou. 
 
O diretor presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), Rômulo Polari Filho, afirmou que a iniciativa abrange a região de Lucena a Barra de Gramame e irá proporcionar resultados importantes no meio ambiente e na economia, se caracterizando como um diferencial turístico no país. “Esse é um projeto ousado que visa criar recifes artificiais para levar o turista para fazer um mergulho em que ele verá um coral semelhante ao natural, evitando a degradação e permitindo, ao mesmo tempo, a regeneração do natural. Dessa forma, nós vamos impulsionar a economia com o turismo náutico e criação de um museu subaquático”, explicou. 
 
O Preamar conta com uma equipe multidisciplinar, envolvendo pesquisadores do IFPB, Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e colaboradores externos. 
 
A reitora do IFPB, Mary Roberta Marinho, evidenciou que o trabalho já foi iniciado, com definição de equipes e planejamento de ações. “Nós estamos desenvolvendo ciência e inovação, cumprindo a nossa missão institucional de promover o desenvolvimento social com sustentabilidade. É com muita alegria que assinamos essa parceria com o Governo do Estado, por meio da Funetec, que vai executar esse projeto de interesse da sociedade, ressaltando que também estamos construindo conhecimento para o futuro”, comentou. 
 
A solenidade foi prestigiada pelo vice-governador Lucas Ribeiro; pelo prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena; pelo vice-prefeito Léo Bezerra; pelo presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino; pelos deputados estaduais Hervázio Bezerra, Wilson  Filho, João Gonçalves e Danielle do Vale; além da secretária do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaraense, entre outros auxiliares da gestão estadual e pesquisadores.

SECOM PB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários