João Azevêdo participa de lançamento da pedra fundamental da Escola Raul Córdula e destaca importância da parceria com Unimed

 

O governador João Azevêdo participou, na manhã desta quinta-feira (19), em João Pessoa, da solenidade de lançamento da pedra fundamental para a construção da Escola Cidadã Integral Técnica Professor Raul Córdula. O projeto é o resultado de uma permuta entre a Unimed João Pessoa e o Governo do Estado, aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) em setembro do ano passado.

A Unimed João Pessoa adquiriu o terreno onde hoje funciona a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Raul Córdula. Em contrapartida, construirá um novo prédio em um terreno a 200 metros do atual. À cooperativa médica caberá, ainda, dotar o espaço com toda a estrutura necessária para o funcionamento, permanecendo a unidade de ensino sob a gestão do Governo do Estado.

Na ocasião, o governador João Azevêdo celebrou o momento, parte de uma parceria em que todos saem ganhando. "Nós estamos consolidando uma proposta que vai na direção de um duplo interesse: a escola que nós temos precisaria passar por uma reforma, que não vai mais ser feita, e, ao mesmo tempo, a Unimed vai poder ampliar as suas instalações e prestar um melhor serviço à população. Pensar dessa forma faz uma diferença muito grande, porque impacta positivamente tanto na saúde quanto na educação", afirmou, destacando a legalidade e a correção do projeto para, de forma unânime, ser aprovado pela ALPB.

"Um projeto como este é fundamental. Precisaríamos adotar uma série de ações para manter a Escola Raul Córdula dentro dos padrões da Rede Estadual de Ensino, havia a previsão de uma grande reforma. Com essa ideia, a Unimed vai construir uma nova escola, com compensações de forma que o Estado não terá absolutamente nenhum prejuízo", continuou o chefe do Executivo estadual.

O vice-governador Lucas Ribeiro também destacou os ganhos trazidos pela parceria. "Uma parceria que deu certo, na qual todos saem ganhando: a educação e a saúde da Paraíba. Teremos aqui uma escola moderna, sem a necessidade de reformar a Escola Raul Córdula, projetada, iniciada do zero", comentou.

O presidente da Unimed João Pessoa, Gualter Ramalho, ressaltou a sensibilidade da gestão do governador João Azevêdo para a viabilidade do projeto. "Esse projeto é um gol de placa, porque mostra que a parceria entre os setores privado e público é viável, é um caminho importante. Só temos a agradecer a sensibilidade e a visão do governador João Azevêdo para que este projeto fosse possível", ressaltou, elencando outros benefícios, como a geração de empregos com a construção da nova escola e com a expansão da unidade hospitalar.

Já o secretário de Estado da Educação, Cláudio Furtado, afirmou que a Raul Córdula será uma das mais modernas da Rede Estadual de Ensino. "Será uma escola com um padrão diferenciado das que temos na Rede Estadual de Ensino, vários elevadores para garantir a acessibilidade, sendo uma escola modelo neste sentido", disse.

O presidente da ALPB, Adriano Galdino, evidenciou a importância do projeto para a população, razão principal de ter recebido o apoio do Poder Legislativo. "É uma satisfação a Assembleia ter sido parceira neste empreendimento — esse projeto chegou lá e, em tempo recorde, nós aprovamos essa permuta. Entendemos a importância desse empreendimento, que abre as portas para uma saúde de qualidade, mas também dialogando com uma educação de qualidade", concluiu.

A solenidade de lançamento da pedra fundamental para a construção da Escola Cidadã Integral Técnica Professor Raul Córdula, que contou com a apresentação do Coral Jovem da Unimed, foi prestigiada, ainda, pela senadora Daniella Ribeiro; pelo secretário da Infraestrutura, Deusdete Queiroga (um dos responsáveis pelo projeto); pelo deputado estadual João Gonçalves; pelo presidente do Instituto Unimed, João Modesto; pelo presidente do Conselho Regional de Medicina, João Medeiros, entre outras autoridades, além de empresários de vários segmentos econômicos.

O projeto — A nova Escola Cidadã Integral Técnica Professor Raul Córdula será um dos marcos na educação pública do Estado. Com dois pavimentos, o prédio terá 10 salas de aula, além de laboratórios, salas multifuncionais. Outro destaque do projeto é a acessibilidade, com elevadores e todas as necessidades atendidas para garantir o acesso ao equipamento a pessoas com deficiência. Com energia solar e coleta seletiva, o espaço vai ao encontro da sustentabilidade ambiental.

O espaço onde hoje funciona a Escola Raul Córdula foi adquirido pela Unimed para expandir seus atendimentos. Em troca, a cooperativa construirá uma nova escola em um terreno a cerca de 200 metros do atual — com toda a infraestrutura necessária para o funcionamento.

Os alunos só deixarão a atual sede da Raul Córdula quando o novo prédio estiver pronto. A unidade de ensino continuará sendo gerida pelo Estado, isto é, fazendo parte da Rede Estadual de Ensino.

SECOM PB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários