Lagarta Richelieu: Funesc recebe exposição da artista Lenice Queiroga

 

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) recebe, a partir desta quinta (26), a exposição fotográfica ‘Lagarta Richelieu’, da fotógrafa e designer Lenice Queiroga. A abertura será às 19h, na Galeria Archidy Picado e o período de visitação se estende até 12 de março.

‘Lagarta Richelieu’ é composta por fotografias que parte do livro homônimo da artista, que apresenta aspectos estético-históricos e socioeconômicos dos artesãos que se dedicam à produção de renda renascença. As imagens expressam memórias coletivas de fazeres artesanais têxteis das rendeiras, rendeiros, desenhistas, feira da renda renascença de Pesqueira, etapas de produção da renascença, além das criações e experimentos da autora com suas instalações-riscos- murais. A pesquisa imagética foi realizada nas cidades de Pesqueira e Poção, em Pernambuco e divisa na Paraíba.

A exposição consta de 25 fotografias impressas em Canson e Canvas. Apresenta também uma breve história da renda renascença dando destaque às pioneiras e, em especial, à mestra paraibana Lala. Todos estes elementos juntos para o público experienciar e refletir sobre o Universo da Renda Renascença – Patrimônio Imaterial. Durante a abertura será exibido o curta ‘Pernambuco – em riscos e rendas’, dirigido e roteirizado por Lenice Queiroga, com acessibilidade em libras. Em fevereiro, a autora irá realizar cinco Rodas de Diálogos presenciais sobre a exposição para jovens nas Escolas Estaduais e Federal das seguintes cidades paraibanas João Pessoa, São Sebastião do Umbuzeiro, Zabelê, Monteiro e em Pesqueira, Pernambuco.

Realização – A exposição é uma realização da artista com incentivo do governo do estado de Pernambuco, por meio do Funcultura/Fundarpe, e conta com apoio do governo do estado da Paraíba, por meio da Funesc e Museu do Artesanato Paraibano Janete Costa.

Lenice Queiroga - Fotógrafa, Artista Visual e Designer. Tem Especialização em Design da Informação e Graduaçãoem Artes Visuais - Arte Educação. Tem atuado em vários projetos nas áreas de DesignSustentável, Artes Visuais, Arte Educação utilizando múltiplas linguagens como Fotografia,Design, Dança, Moda, Vídeo. Realizou o inventário imagético-autoral [2012], sobre o Universo da Renda Renascença em Pesqueira e Poção, resultando no Livro Lagarta Richelieu [2013], com o incentivo do Funcultura e apoio da Gráfica Santa Marta. Este Livro recebeu Menção Honrosa no 1 Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho em 2016, Recife, PE. Realizou curadorias com rendeiras e rendeiros em Editais nacionais e estaduais como Mestres[as] de Cultura Popular, Patrimônio Vivo PE, Prêmios Ariano Suassuna, criando assim, uma Cartografia de Mestres deRenda Renascença em Pernambuco.

Serviço:
Exposição Lagarta Richelieu
Artista: Lenice Queiroga
Abertura: 26/01, 19h
Visitação: 27/01 a 12/03 - Segunda a Sexta: 8h às 12h e 13h às 21h; Finais de semana e feriados – 10 às 16h
Local: Galeria Archidy Picado

SECOM PB

BORGES NETO LUCENA INFORMA

Comentários