Paraíba eleva consumo de etanol hidratado em cerca de 220%

 


O etanol hidratado, que é aquele encontrado para abastecimento nos postos revendedores, é um biocombustível oriundo da cana-de-açúcar e que é considerado limpo e renovável, uma opção sustentável aos combustíveis fósseis. De acordo com o Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool no Estado da Paraíba (Sindalcool-PB), dos anos 2013 a 2022, o consumo de etanol comum no estado aumentou em 221%.

O levantamento do sindicato é baseado em dados divulgados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Brasil (ANP), que revelam o valor comercializado pelos postos na Paraíba. Como o mês de dezembro de 2022 ainda não foi divulgado pela agência, o Sindalcool-PB fez uma projeção para esse período, baseado no consumo dos últimos três anos.

Em relação às emissões poluentes, o Sindalcool-PB destaca que apenas o etanol mitiga as emissões. O consumo do biocombustível (anidro e hidratado) na Paraíba evitou 442.128 toneladas de CO2 na atmosfera no ano de 2022. Em contrapartida, o consumo da gasolina foi responsável por emissões veiculares de 1.395.468 milhões de toneladas de CO2 equivalentes.

“Acredito na forte tendência de substituição dos antigos combustíveis poluentes, o etanol está cada vez mais popular aqui na Paraíba. Parece haver, hoje em dia, a maior compreensão dos seus efeitos positivos para a maior durabilidade dos motores. Todos sabem que se tornou mais difícil adquirir um veículo e, quem tem, quer conservar bem o seu carro. A mobilidade sustentável com o etanol é também mais econômica. O etanol está disponível em todas as cidades da Paraíba em mais de 1500 postos de combustíveis”, disse o presidente-executivo do Sindalcool-PB, Edmundo Barbosa.

De acordo com o sindicato, a produção das usinas na Paraíba contribuiu com 420 milhões de litros de etanol em 2022. Na safra atual, já foram produzidos 340.925 litros de etanol e o abastecimento continuará disponível nos doze meses de 2023.

MaisPB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários