Saúde realiza visita técnica para ampliação de leitos obstétricos no Hospital Geral de Queimadas

 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou, nesta quarta-feira (25), uma visita técnica ao Hospital Geral de Queimadas, para dar seguimento à readequação da unidade, que se tornará referência em obstetrícia para a região de Campina Grande. A unidade já conta com 20 leitos de enfermaria obstétrica e estrutura para Unidade de Cuidados Intermediários (UCIN).

O Hospital Geral de Queimadas  vem recebendo pacientes do Instituto  de Saúde Elpídio de Almeida (Isea), desde o último sábado (21), quando a unidade passou por um apagão. Desde então, a unidade hospitalar da rede estadual intensificou o suporte às gestantes que seriam encaminhadas para o município de Campina Grande. De acordo com o governador João Azevêdo, acolher estes pacientes é um dever do Estado e ampliar o serviço é prestar uma melhor assistência à população de toda a região.

“É uma obrigação que o Estado tem de agir quando há uma demanda, e ficamos felizes em poder atender. Estamos trabalhando para fazer um novo Hospital de Clínicas de Campina Grande e uma maternidade de alta complexidade. O Estado estará fazendo a sua parte para readequar o Hospital Geral de Queimadas para fazer o atendimento de gestantes de baixa, média e alta complexidade”, frisou o gestor executivo estadual.

Com a reestruturação, o Hospital Geral de Queimadas passará a atender o dobro da capacidade atual, sendo dotado de 40 leitos de enfermagem obstétrica, 5 leitos de UTI infantil e outros 5 de UTI materna. O secretário executivo de Rede de Unidades Hospitalares, Ari Reis, disse que a reforma do centro hospitalar já está em andamento e não impossibilita a regulação de novos pacientes.

“Com a ampliação, poderemos dar um suporte ainda maior na área de obstetrícia não só para Campina Grande, mas aos 14 municípios do entorno. Nossa expectativa é que as atividades da área readequadas tenham início ainda em fevereiro e possamos absorver boa parte do fluxo de pacientes que dependiam apenas do Isea”, reforça o secretário.

Além do Hospital Regional de Queimadas, a região da Borborema contará com o Hospital de Clínicas, que será o maior complexo hospitalar da segunda macrorregião de saúde. A unidade será referência para Campina Grande e toda a 2ª Macrorregião de Saúde, compreendendo atendimentos eletivos, ambulatoriais, de traumatologia e maternidade. “A interiorização de cuidados especializados na Paraíba já é uma realidade e com esse novo complexo hospitalar evitaremos o deslocamento da população para João Pessoa, além de ampliarmos a assistência em saúde para a população da Borborema”, finalizou Ari Reis.

SECOM PB

FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários