Saúde reúne técnicos em imunização para discutir melhorias de coberturas vacinais em 2023

 

Melhorar as coberturas vacinais em todos os 223 municípios paraibanos foi o objetivo da reunião de alinhamento das ações para 2023, com todos os coordenadores de imunização das 12 Gerências Regionais de Saúde e os 16 apoiadores focais que atuam no apoio às ações de imunização do estado. O encontro, realizado nesta terça-feira (10), na Escola de Saúde Pública - ESP – PB, faz parte das ações da campanha Vacina Mais Paraíba.

Lançada em julho de 2022, a iniciativa Vacina Mais Paraíba tem como propósito trabalhar no desenvolvimento de ações de fortalecimento em três eixos: qualificações – para o fortalecimento da operacionabilidade dos imunobiológicos pela assistência; comunicação – fortalecendo a importância da vacinação, estabelecendo uma rede de colaboração interinstitucional para buscar a melhoria da cobertura vacinal e sistemas de informação – aprimorando o fluxo de registro, análise e trabalho com os dados vacinais.

“Cada técnico aqui presente traz sua valiosa contribuição, respeitando a realidade de cada região, para executarmos juntos as ações planejadas para 2023 que têm como intuito a ampliação da cobertura vacinal na Paraíba”, disse a gerente executiva de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde, Talita Tavares.

Segundo a coordenadora de Imunização da SES, Márcia Mayara, a ideia é que em 2023 a Paraíba continue apresentando bons resultados e com alcance das metas vacinais por imunobiológicos, a exemplo de 2022 quando a Paraíba foi destaque nacional. 

“Em 2022, a Paraíba foi o primeiro estado a atingir a cobertura vacinal na campanha de poliomielite, sendo reconhecido nacionalmente. Para 2023, serão ações para que possamos continuar atingindo essas coberturas”, frisou.

Para o coordenador da imunização da 9ª GRS (Cajazeiras), Henrique Holanda, na sua região existem alguns municípios com dificuldades para atingir a cobertura vacinal. “Em encontros como este, a troca de experiência nos leva a identificar ações exitosas de uma região que podem ser utilizadas em outras, apesar das diferenças entre cada uma”, pontuou.


SECOM PB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários