Secretário condena uso político de apagão no Isea: “Foi fatalidade”

 

O secretário de Saúde de Campina Grande, Gilney Porto, previu até o fim desta segunda-feira (23) a retomada completa dos serviços do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea). Ao Portal MaisPB, ele informou que um fio danificado na fiação subterrânea do hospital gerou uma pane no gerador, levando à queda de energia na unidade onde gestantes e bebês recém nascidos estavam em acompanhamento.

“Durante o dia, a gente já está readmitindo as gestantes que foram para o Edglei, que é um hospital do município que tem bloco cirúrgico e está dando suporte para essas 19 pacientes que estavam lá, e elas já estão retornando ao Isea para continuar essa acompanhamento. Quando a gente tiver com 100% da unidade e laudo técnico dos engenheiros, a gente também vai fazer o retorno dessas crianças”, disse o secretário. “A previsão é que no período noturno a gente ter a solução de 100% da unidade estabelecida com energia”, confirmou Gilney.

O apagão na maior maternidade de Campina Grande foi alvo de críticas de vereadores da oposição na cidade. Gilney condenou a exploração política e tratou o fato como “fatalidade”, garantindo que não houve prejuízo e nem riscos para os pacientes do Isea.

Para evitar maiores problemas aos internados, em especial aos recém nascidos, todos foram encaminhados para outras unidades de saúde ligadas ao Sistema Único de Saúde (SUS). Logo após a queda de energia e a identificação do motivo, os técnicos buscaram reestabelecer o local e fornecer o laudo que atesta o motivo da pane .

“O pessoal fez um concerto parcial já no sábado, por volta das 18h da noite. A gente já liberou com 80% da capacidade funcionando. Então, tanto o bloco cirúrgico, como o TI e o Pronto Atendimento estavam abertos. E o plantão, tanto no sábado noturno como o domingo 24h, transcorreram na normalidade”, relatou Gilney.

Porto adiantou que a Prefeitura de Campina Grande está fazendo estudos de engenharia e deve contratar empresa especializada para fazer serviços preventivos em toda a rede de saúde do município.

Leonardo Abrantes – MaisPB

FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários