Setor de serviços na Paraíba registra maior expansão do Nordeste, revela IBGE

 




O volume de serviços prestados na Paraíba registrou a maior expansão entre os nove Estados do Nordeste, no mês de novembro. Dados da Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta quinta-feira (12), mostram que a Paraíba registrou alta de 11,1% em novembro, quando comparado ao ano anterior, o que representa mais uma vez a taxa acima da média do País, quando cresceu 6,3%. Frente ao mês imediatamente anterior, os resultados da Paraíba (0,1%) e do Brasil (0%) tiveram estabilidade.


Em novembro, a taxa paraibana foi a maior do Nordeste e a 4ª do País. No Nordeste, a Paraíba (11,1%) liderou, seguido dos estados Pernambuco (7%) e Piauí (6,7%). No país, os Estados do Amapá (16,7%), Mato Grosso (16%), Tocantins (13,7%) e a Paraíba (11,1%) apresentaram os maiores crescimentos.  
Na comparação novembro de 2022 sobre o mesmo mês do ano anterior, o volume de atividades turísticas no Brasil cresceu 11,8%, vigésima taxa positiva seguida, sendo impulsionado, principalmente, pelo aumento na receita de empresas dos ramos de locação de automóveis; transporte aéreo; serviços de bufê; restaurantes; e rodoviário coletivo de passageiros.

ACUMULADO DO ANO – A Paraíba também mantém o crescimento acima de dois dígitos no indicador do acumulado de janeiro a novembro. Com expansão de 11,9%, o setor de serviços da Paraíba expandiu no acumulado dos onze meses deste ano sobre a média nacional (8,5%).  No acumulado do ano, o transporte de passageiros e de cargas mostraram expansão. 
 SECOM-PB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários