Assentados de Cabaceiras assistidos pela Empaer melhoram renda e qualidade de vida

 

A assessoria técnica continuada realizada pela Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), tem contribuido para mehoria da quaidade de vida do homem do campo nas diversas regiões do Estado. No Assentamento Serra do Monte, em Cabaceiras, no Cariri, os trabalhos de extensão rural têm se ampliado, garantindo segurança alimentar e também uma renda extra com a comercialização de seus produtos (animais, leite, palma etc).

As diversas famílias agricultoras ali residentes contam com recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) nos empreendimentos agrícolas e recebem orientações e acompanhamento da aplicação desse crédito. Na semana passada, o extensionista Geneilson Evangelista, da Gerência Operacional de Cabaceiras da Empaer, visitou várias famílias do assentamento contempladas com o crédito rural, e aproveitou para orientar novas famílias quanto ao acesso a novos projetos pelo Pronaf.

As atividades orientadas no assentamento foram na melhoria das estruturas hídricas como a ampliação de barreiros, aquisição de cata-vento, construção de cisternas e caixa-d'água, e também nas aquisições de bovinos, caprinos, ovinos e aves. E ainda na expansão dos suportes forrageiros com a implantação de áreas com palma forrageira, capim-elefante e sorgo. “São ações que vão impulsionar o desenvolvimento na comunidade, criando novo ambiente para que as famílias possam desenvolver suas atividades e melhorar de vida”, comentou o extenssionista.
Outras visitas às famílias ficaram agendadas, quando novamente serão apresentadas orientações para implantação das áreas com palma forrageira e capim sorgo, que servirão de suplementação alimentar para os rebanhos.

No assentamento, a Empaer atende seis projetos que, juntos, somam mais de R$ 200 mil; e outros quatros estão em fase de obtenção da documentação para a finalização destes e posterior encaminhamento para o Banco do Nordeste, que somados ultrapassarão mais de R$ 300 mil.

Os agricultores familiares do Assentamento Serra do Monte criam aves de postura, vacas, cabras leiteiras e ovinos e comercializam a produção ao Programa PAA do Leite do Governo do Estado. Mesmo em pequena escala, criam gado e ovinos de corte, que abastecem os açougues da região.

Os produtores beneficiados até o momento foram Josinaldo Felix, Maria das Dores, José Joel, José Jerônimo, Maria Carvalho e Jaqueline Valdenize. As ações contam com o acompanhamento do gerente regional da Empaer em Campina Grande, Ailton dos Santos e o gerente local José Roberto.

SECOM PB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários