Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer realizará mutirão de cirurgias para mulheres em março


 No mês da mulher, o Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer (CEDC) realizará 100 cirurgias de alta frequência – CAF – para mulheres com lesão suspeita de câncer de colo de útero. A princípio, o objetivo é vencer a demanda existente na regulação e, na sequência, facilitar o acesso ao procedimento também para demanda espontânea. O mutirão terá início nesta quarta-feira (1º de março).

Para as pacientes que estavam aguardando a regulação, o próprio serviço será responsável por agendar, informando a data dos procedimentos diretamente aos municípios. Serão três ginecologistas trabalhando no mutirão. De acordo com a diretora-geral do CEDC, Roseane Machado, as vagas para demanda espontânea devem ter início no mês de abril.
“Uma vez que tivermos contemplado as mulheres que aguardavam vaga para a realização da CAF, atenderemos por meio de demanda espontânea. Para isso é necessário que a paciente tenha em mãos os exames de diagnóstico que confirmem a suspeita”, explica.

As cirurgias de alta frequência são uma moderna opção de tratamento para o câncer de colo de útero. Ele é realizado por indicação médica para mulheres que já fizeram exames preliminares, como colposcopia e exame anotomopatológico, que vai confirmar ou não se a lesão é positiva para câncer.

O CEDC oferece consulta especializada com mastologista; mamografia; ultrassonografia; punção de cisto mamário; biópsia de mama, através de procedimento minimamente invasivo e anatomopatológico (exame que vai confirmar ou não se a lesão é positiva para câncer). O serviço também oferece consultas especializadas com urologistas, toque retal e ultrassonografias, para prevenção do câncer de próstata e no cuidado da saúde do homem como um todo.

BRUNO LIRA



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários