Cícero assina contrato para instalação de Clínica Pet Municipal e anuncia ações de cuidado aos animais

 

Os animais domésticos de João Pessoa vão contar em breve com um espaço próprio de cuidado com sua saúde. Na manhã desta terça-feira (28), o prefeito Cícero Lucena e o vice-prefeito Leo Bezerra assinaram o contrato para lançamento da Clínica Pet Municipal de João Pessoa, que vai funcionar na Zona Sul. A solenidade ocorreu no Parque Solon de Lucena e foi oportunidade para o anúncio de uma série de ações voltadas ao cuidado com os animais.

Os anúncios feitos pelo prefeito incluem a construção do Hospital Veterinário, que estará localizado entre o Bairro dos Estados e Mandacaru, orçado em R$ 5 milhões; a reforma do Centro de Vigilância Ambiental e Zoonozes; o lançamento de mais uma unidade do castramóvel e a criação de um canal on-line que facilite a adoção de animais.

“Os animais de estimação estão cada vez mais presentes na vida das pessoa, das famílias. Se antes o ser humano cuidava dos animais, hoje os bichos cumprem papel essencial na saúde mental dos humanos. Fico feliz em cumprir esse compromisso de campanha e ir além. Estamos trazendo estrutura, tecnologia e promovendo a educação para o cuidado e respeito aos pets”, afirmou Cícero.

A Clínica Pet Municipal de João Pessoa conta com investimento de R$ 320 mil e vai realizar cerca de 500 procedimentos ao mês, incluindo exames (clínicos, laboratóriais e radiológicos), castração e cirurgias. A unidade estará localizada nas proximidades de Mangabeira, onde há o maior número de cuidadores cadastrados pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam).

“Estamos criando uma rede de assistência para atender demanda reprimida da população para algo que nunca existiu, cuidado com o bem-estar animal”, explicou o secretário de Meio Ambiente do município, Welison Silveira. De acordo com ele o atendimento será com portas abertas.

A Clínica será gerida pela Sociedade Paulista de Medicina Veterinária, representada na ocasião pelo seu presidente, Wilson Grassi. “A cidade está de parabéns e está na vanguarda. É a sexta capital a oferecer este serviço e está entre as dez maiores cidades do país a demonstrar essa preocupação. A proteção animal tem vários alicerces, mas este é o mais bonito, pois muitas vezes as pessoas não têm condições de tratar seu animal e eles morrem em dor”, afirmou.

Certificados

Durante a solenidade foi realizada a entrega de certificados da Semam em reconhecimento à contribuição dada em apoio ao trabalho do órgão. Receberam a honraria o vereador Guga Oliveira, a reitora do Unipê, Mariana Brito, e o representante do Batalhão de Polícia Militar Ambiental da Paraíba, o comandante Melquisedec Figueiredo.

A solenidade foi marcada pela presença de autoridades vinculadas à causa animal, como a primeira-dama de Cabedelo, Daniela Rancone, e os vereadores Guga Oliveira, Bispo José Luís e Fabíola Resende. Fabíola fez fala emocionada e não segurou as lágrimas ao lembrar do impacto que a criação da clínica traz ao seu trabalho. “Quem tem uma Ong sabe que não é fácil. Tenho 52 animais em casa e mais de 120 sob minha responsabilidade. São mais de dez anos esperando esse sonho ser realizado. Cícero disse que iria realizar e está cumprindo. A causa animal não vai ter retrocesso”, declarou.

Ainda estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, os vereadores Mangueira, Dr. Luís Flávio, Helena Holanda, Luís da Padaria e Marcelo da Torre.

PB AGORA


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários