Doação de órgão realizada no Hospital de Trauma de João Pessoa beneficia duas pacientes




 Duas mulheres, do estado de Pernambuco, foram beneficiadas com a doação de rins realizada no Hospital de Trauma de João Pessoa. O procedimento foi registrado, nessa quinta-feira (23), depois que a família do doador autorizou a retirada do órgão.

 
O paciente, de 58 anos, estava internado na unidade de saúde da capital vítima de um Traumatismo Cranioencefálico (TCE) grave. Com a confirmação da morte encefálica, após a realização de três exames de comprovação de ausência de fluxo sanguíneo cerebral, os familiares decidiram salvar a vida de quem aguardava na fila de espera.
 
Sem nenhum receptor paraibano compatível, os órgãos doados foram aceitos pela Central de Transplantes de Pernambuco. As receptoras do rim direito e esquerdo têm 43 e 58 anos, respectivamente.
 
“A Paraíba segue avançando na missão de salvar vidas. Desta vez, ultrapassamos as divisas do nosso estado e ajudamos a transformar a vida de duas pernambucanas, que agora passam a ter seus sonhos renovados. Cada sim dado pelas famílias doadoras é esperança de mudança de vida de quem aguarda”, comentou a diretora da Central de Transplantes, Rafaela Dias.
 
De acordo com dados consolidados da Central Estadual de Transplantes, este ano foram realizados, na Paraíba, 34 procedimentos e 445 pessoas aguardam na fila de espera.
SECOM-PB



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários