Escola de Saúde Pública forma novos profissionais e interioriza programas de residência multiprofissional e médica

 




A Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP/PB), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde, está formando mais 70 profissionais da saúde para atuarem no SUS e que poderão trabalhar na Rede de Saúde Pública do estado. Além disso, vai ampliar os programas de residência multiprofissional e médica para o interior do estado.


A formatura, juntamente com as boas-vindas aos 98 novatos dos Programas de Residência Multiprofissional e Médica, será no Teatro Paulo Pontes, no Espaço Cultural, em João Pessoa, na próxima terça-feira (28) à noite, pela ESP/PB com a Comissão de Residência Médica (Coreme) e a Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu).

“O grande diferencial do processo formativo, a partir de 2023, é que agora a Rede Estadual vai absorver esses profissionais trabalhando especialidades que são necessárias à população, mediante os adoecimentos e a prevenção daquilo que o paraibano necessita, com a ênfase de trabalhar nas outras regiões do estado. Isso faz com que a gente tenha uma responsabilidade com a formação de profissionais para o SUS e a qualidade de vida e assistência da população paraibana”, observou a diretora geral da ESP/PB, Vanessa Cintra.

Atualmente, a ESP/PB tem 151 residentes, destes, 87 são médicos e 64 da área multiprofissional. “No momento, dispomos de 23 programas que agora, além da 1ª Macrorregião de Saúde (João Pessoa), passarão a ser oferecidos também no Sertão, Alto Sertão e interior do estado, capilarizando melhor o processo formativo”, concluiu.

Os 70 concluintes são dos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva e Saúde da Criança, do Programa de Residência Uniprofissional em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, do Programa de Residência Uniprofissional Enfermagem Obstétrica; do Programa de Residência Uniprofissional de Clínica Integrada em Odontologia, e dos Programas de Residência Médica em Anestesiologia, Clínica Médica, Endoscopia Ginecológica, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina de Família e Comunidade, Medicina Intensiva, Medicina Intensiva Pediatrica, Neurologia, Ortopedia e Traumatologia, Pediatria e Pré Requisito em Área Cirúrgica Básica.

Aos 98 novatos, além dos cursos citados, a ESP/PB oferecerá, pela primeira vez, os Programas de Residência Multiprofissional em Medicina de Emergência; de Residência Multiprofissional em Neonatologia e de Cirurgia Geral, em Campina Grande, Patos e Cajazeiras.
SECOM-PB




FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários