Ex-superintendente da CHU, Severino Queiroz, recebe cidadania pessoense

 


A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) concedeu, na manhã desta sexta-feira (24), o Título de Cidadão Pessoense ao auditor federal de Finanças e Controle da Controladoria Geral da União na Paraíba (CGU-PB), Severino Souza de Queiroz pela atuação na superintendência do órgão. A homenagem foi proposta pelo vereador Marmuthe Cavalcanti (Republicanos), secretariada pelo vereador Marcos Henriques (PT) e reuniu autoridades, familiares, amigos e colegas de trabalho do homenageado.

“É uma alegria e honra entregar a cidadania pessoense a Severino Queiroz pelos relevantes serviços prestados à cidade de João Pessoa. É uma justa e merecida homenagem ao cidadão que dedicou a vida ao combate à corrupção destacadamente na Controladoria Geral da União”, afirmou o propositor da honraria.

Marmuthe Cavalcanti ainda lembrou a trajetória profissional do homenageado, destacando a criação da carreira de Auditoria Municipal de Controle Interno de João Pessoa, realização do concurso público no órgão, regulamentação da lei anticorrupção, criação do portal da transparência do município, entre outras operações lideradas pelo homenageado. “Severino Queiroz tem uma trajetória brilhante, irretocável, caracterizada por ser propulsor do controle interno do estado da Paraíba”, enfatizou.

O vice-prefeito da Capital Leo Bezerra (PSB) afirmou que não poderia deixar de prestigiar a homenagem. “Tenho muita gratidão por tudo que o senhor fez e por tudo que ainda vai fazer por esta cidade. As portas da prefeitura e da cidade já estavam e continuarão abertas. Vamos juntos construir uma João Pessoa cada vez melhor”, convidou.

O ex-prefeito da Capital e hoje deputado estadual da Paraíba, Luciano Cartaxo (PT), ressaltou a criação da cultura da transparência e controle interno implantada por Severino Queiroz. “Homenagear Severino Queiroz é homenagear a cidade de João Pessoa pelos relevantes serviços prestados não só como controlador geral da união, que tem um papel fundamental no país, e como controlador da prefeitura, mas, acima de tudo, como cidadão que ama, que vive e que tem um zelo muito grande por essa cidade”, afirmou.

“O que posso testemunhar enquanto atual secretário da controladoria é que recebi uma casa totalmente estruturada e em ordem. Quem entra na controladoria tem a tranquilidade de saber que o trabalho lá foi bem estruturado, desde a rotina de fluxo de processos, os concursos. Todo esse cuidado de quando o processo entra até a saída tem e sempre terá o trabalho e a mão de Doutor Queiroz lá” afirmou o atual Controlador-geral do Município, Diego Fabrício Albuquerque. “Ele é muito mais do que um ex-colega de trabalho advogado, mais do que amigo, é um professor”, afirmou a vice-presidente da Ordem dos Advogados, seccional Paraíba (OAB-PB), Rafaela Brandão.

Homenageado agradece a honraria

Severino Queiroz relembrou a trajetória de vida. “Sou filho de pescador artesanal. Viemos da pobreza extrema. Nunca passamos fome. Meu pai analfabeto, minha mãe semianalfabeta, lia e assinava o nome. Nunca gostei de ler, mas sempre gostei de estudar e via no estudo a oportunidade de me livrar da pobreza e dar uma condição de vida melhor para mim, para meus pais e para minha família. Sempre com muita ética e muita dignidade. Enfim, a gente chega onde a gente precisa chegar, onde Deus nos faz chegar, isso pra mim é tudo”, declarou emocionado.

“Hoje com muito orgulho me torno cidadão pessoense”, afirmou o homenageado, salientando que já se sentia pessoense de coração. Severino Queiroz agradeceu a Deus, a todos os ministros que estiveram à frente da CGU; a equipe da CGU Paraíba; aos colegas da CGU em nível nacional, aos parceiros institucionais, à família, aos amigos, aos profissionais de imprensa, à sociedade, além do vereador Marmuthe Cavalcanti, e aos vereadores e vereadoras “que sempre me acolheram com muito carinho e muito respeito”, afirmou.

MaisPB



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários