João Azevêdo destaca que Rede Estadual superou número de redações de excelência no Enem 2022

 




A Rede Estadual de Ensino registrou 414 estudantes com redações de excelência, ou seja, com nota superior a 900 pontos, no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. O número é superior ao Enem 2021, quando foram registradas 327 redações de excelência. As notas vieram de 112 escolas diferentes espalhadas pelo Estado. Os números foram divulgados pelo governador João Azevêdo, no programa Conversa com o Governador desta segunda-feira (27), no qual destacou a importância do programa Desafio Nota Mil, desenvolvido com os estudantes, voltado para escrita das redações para o Enem.

 
“Tenho convicção que o Desafio Nota Mil é responsável por esse avanço tão importante. A cada ano, o número de alunos que obtêm notas acima de 900 pontos cresce. Isso é fruto do trabalho da Secretaria de Estado da Educação, fruto do programa Desafio Nota Mil, que é uma disputa salutar entre estudantes das diversas regiões do Estado, na busca pelos primeiros lugares desse programa. Então ter um número desse extraordinário de mais de 400 alunos, e o mais importante, ser em 112 escolas espalhadas pelo Estado, isso demonstra, claramente, que esta produção e excelência está chegando a toda a Paraíba. Fico muito feliz, não só como ex-professor, mas por saber que a Educação na Paraíba não para de marcar tentos tão importantes”, comentou o Governador.
 
Criado no mês de março de 2020, o Desafio Nota Mil tem o objetivo de contribuir para o avanço dos indicadores de aprendizagem na Rede Estadual da Paraíba, com ênfase na mobilização e preparação dos estudantes para a Prova de Redação no Enem, a partir do desenvolvimento de competências relacionadas à leitura, interpretação e escrita. Em 2022, além da participação de 50 mil estudantes matriculados, também foram atendidos os jovens egressos da Rede Estadual da Paraíba que, semanalmente, enviaram as redações para avaliação pela equipe de corretores do programa, a partir dos temas divulgados pelo Desafio Nota Mil.
 
Outro programa de preparação para o Enem desenvolvido pela Secretaria de Educação é o Se Liga no Enem, que proporciona espaço para revisões, práticas laboratoriais, oficinas, atividades culturais e trocas de experiências para os alunos se preparem para o Exame. Conta com aulas presenciais nos polos de segunda a quinta-feira; formação em rede através do youtube; oferta de formação profissional para profissionais da Rede; suporte às equipes regionais para o Enem Pessoa Privada de Liberdade (PPL); e conta desde outubro com o Game da Aprovação, um evento realizado durante todo o mês, a fim de revisar os conteúdos do Enem de forma gamificada, dinâmica e interativa, buscando aumentar o engajamento dos estudantes na reta final da preparação.
SECOM-PB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários