Agricultoras participam de ações do Mês da Mulher em seis municípios paraibanos

 


O Governo da Paraíba, através da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (SEAFDS) realizou, durante o mês de março, ciclos de palestras que trataram sobre os direitos previdenciários das mulheres camponesas e o combate à violência doméstica, em seis municípios paraibanos.

 
No total, cerca de mil mulheres participaram das atividades realizadas nos municípios de Santa Luzia, São Vicente do Seridó, Tacima, Aparecida, Picuí e Lagoa de Dentro.
 
“O ciclo de palestras, que fez parte da programação do Mês da Mulher, teve como objetivo garantir o exercício de cidadania na ampliação da proteção previdenciária para mulheres do campo e orientar sobreo combate à violência doméstica”, explicou o secretário Frei Anastácio.
 
Além da palestra sobre direitos previdenciários, ministrada pela chefe da Seção de Análise do Reconhecimento do Direito do INSS de João Pessoa, Célia Ugulino, o evento contou com palestras sobre violência doméstica ministradas por Paula Oliveira, coordenadora Técnica do Programa Integrado Patrulha Maria da Penha do núcleo de Campina Grande;  Mônica Brandão, coordenadora Estadual do Programa Integrado Patrulha Maria da Penha e Luciana Barilo, assistente social do Centro de Referência da Mulher Fátima Lopes.
 
“Levamos essas palestras para esse conjunto de municípios por entender a importância de elucidar dúvidas e questões sobre direitos previdenciários e de alertar mulheres sobre como identificar e denunciar a violência doméstica”, explicou Viviany Aquino, chefe de Administração da SEAFDS e integrante da coordenação do evento.
 
As ações aconteceram em parceria com o Centro de Educação e Organização Popular (CEOP), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH) e sindicatos dos trabalhadores rurais.
 
“Conseguimos levar essa ação para seis territórios rurais e temos o objetivo de expandir ações como essa para outros municípios, ao decorrer do ano. Tenho certeza que nossa gerência de Organização Rural inicia, a partir da concretização desse projeto, um momento importante para implantação de políticas públicas para as mulheres rurais da Paraíba”, observou o gerente de Organização Rural da SEAFDS, Antônio Alves.
SECOM-PB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários