Municípios do Cariri paraibano aderem ao projeto Telemedicina


ALPB ouve demandas de produtores de leite de cabra do Cariri durante audiência pública em Sumé

 

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta segunda-feira (20), em conjunto com a Câmara Municipal de Sumé, audiência pública com produtores de leite de cabra da região do Cariri.

O evento, proposto pelo deputado Dr. Romuldo Quirino (MDB) e pelo vereador Francisco Fintinele, contou com a presença de prefeitos, vereadores, pesquisadores, parceiros e trabalhadores da caprinocultura.
 
 
A audiência pública aconteceu no plenário da Câmara.

Na oportunidade, Dr. Romualdo disse que debater a atividade leiteira na Paraíba é importante para possibilitar ao produtor conhecer e utilizar, de maneira inteligente e econômica, os fatores de produção (terra, trabalho e capital), bem como para potencializar o conhecimento da sociedade sobre a atividade.
 
 
“Desde 2000, o leite de cabra passou a fazer parte da realidade do Cariri, que já era uma referência na produção de carne de caprinos de corte, porém, o leite quase não tinha destinação. Então, o Governo do Estado começou a intervir e passou a comprar esse leite e estimular a produção. Hoje, é uma importante fonte de renda para o Cariri. Há alguns entraves que precisam ser debatidos com os produtores, precisamos conhecer as reais demandas deles e, por isso, estamos aqui”, explica o deputado.
 
 
Coautor da proposta de realização da audiência, o Fintinele destaca que o momento é de unir forças, fortalecer o segmento, atrair investimentos e levar dignidade aos caprinocultores e suas famílias.

“A maior produtora de leite do Brasil é a região do Cariri. A construção de uma fábrica de leite em pó irá fortalecer a cadeia dos produtores de leite de cabra. É uma ação muito importante e louvável. Embora haja uma grande produção, é preciso aumentar seu consumo. Então, a ideia da fabricação do leite em pó vem com essa finalidade, de escoar a produção”, analisa o parlamentar.
 
 
O presidente da Câmara Municipal de Sumé, Daniel Lêla, agradeceu à Assembleia Legislativa da Paraíba pela realização da audiência pública com o intuito de ouvir os produtores de leite do Cariri.

O chefe do Legislativo Municipal avalia que o encontro foi, na verdade, uma união de forças com a finalidade de ajudar os produtores da região.

"Chegou o momento em que nós precisamos estar unidos, prefeitos, vereadores, deputados, para, de forma sólida, apresentar soluções que possam resolver problemas . Juntos somos mais fortes", declara o presidente.
 
 

O evento contou com a palestra do Engenheiro de produção Bedeu Quirino, que, através de estudos realizados, avalia como viável a instalação de uma fábrica de leite de cabra em pó na região. Para Bedeu, a Paraíba precisa diversificar o mercado para o produtor rural do Cariri.

"Com uma produção de aproximadamente 5 milhões de litros de leite por ano, o Cariri paraibano é o maior produtor de leite do País. Não podemos deixar essas pessoas dependentes apenas da venda ao Estado. O leite em pó é uma das alternativas. É preciso debater o próximo passo da cadeia produtiva do leite de cabra do Cariri paraibano, ampliando essa produção e agregando valor à cadeia produtiva”, afirma.


 
 
Para a prefeita do Congo, Flavinha Sousa, a audiência pública proposta pela Assembleia Legislativa foi importante para discutir uma necessidade constante na região, que é o desenvolvimento econômico.

Ela lembra que Cariri paraibano é forte na produção do leite de cabra e os produtores precisam ser ouvidos pelo poder público.
 
“Precisamos sempre dialogar com os produtores, tentando amenizar seus sofrimentos diante de tantos problemas, a exemplo do clima. Precisamos trazer para esta discussão a necessidade do produtor de leite melhorar sua renda e ter uma garantia. É assim que a população da região vai sentir que está sendo representada ao ver suas demandas serem levadas a todo o estado da Paraíba”, avalia a gestora.
 
 
CAPRINOCULTURA
 
 
O Censo Agro do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que a Paraíba é o maior produtor de leite de cabra do Brasil com um rebanho caprino de 19.397 cabeças.

Segundo dados da pesquisa, 72% do total de leite de cabra produzido é comercializado, gerando um faturamento de R$ 7,6 milhões.

HELENOI LIMA


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários