Cagepa retoma calendário de visitas de escolas com aulas de campo

 

Como parte das ações comemorativas do Dia Mundial da Água, a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) retomou, a partir desta terça-feira (14), o calendário de visitas de estudantes na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Gramame, em João Pessoa. Turmas de ensino fundamental, médio e técnico vão conhecer presencialmente como a empresa trabalha o processo de tratamento da água, com o intuito de aprender sobre a importância do uso racional e da preservação do meio ambiente.

A visita começou com a palestra do químico Guilherme Brandão, que explicou aos estudantes como funciona o tratamento da água. Logo depois, os levou para conhecer na maneira prática como é feito o processo. A estudante Clara Natsuko, do 7º ano, conta que ficou encantada em conhecer de perto a estação de tratamento. “Eu fiquei impressionada. Os tanques são tão grandes e fundos! A professora já tinha explicado pra gente em sala de aula, mas ver tudo aqui detalhado é muito mais legal”, disse. Clara também afirmou que não vai guardar pra si o que aprendeu na aula de campo. “Eu aprendi como cuidar da água e agora vou ficar de olho na minha casa. Não vou deixar ninguém desperdiçar”, revelou.

A professora de Ciências, Talita Galdino, explica que o que foi visto na visita à ETA vai servir de base para a primeira avaliação da turma. “Eles estão estudando o processo de separação de misturas e tratamento de água. Ver na prática o assunto é muito atrativo para eles. Todos participaram, se empolgaram com o trabalho da Cagepa. No fim das contas, aprendem mais fácil e levam para vida o que viram aqui”, comentou.

Além da palestra e visita guiada, os estudantes participaram de um quizz valendo brindes, com a atuação também da química Ana Carolina Sá e da equipe da Gerência de Meio Ambiente da Cagepa. “Todos estavam muito envolvidos, do início ao fim. É lúdico para eles, mas o retorno para própria companhia e para a sociedade é muito maior, porque o que eles aprendem aqui será replicado com seus familiares e amigos. A gente acaba fazendo um trabalho de formação de base sobre uso racional, qualidade da água e preservação do meio ambiente”, afirmou o químico Guilherme Brandão.

Agendamentos - Até o momento, mais de 350 crianças e adolescentes estão inscritos para participar da “aula de campo na ETA”. De acordo com a gerente do Meio Ambiente da Cagepa, Carolina Baracuhy, as escolas e institutos de ensino superior interessados podem solicitar a visita pelo e-mail acaosocial@cagepa.pb.gov.br . Podem participar turmas de até 35 alunos.

SECOM PB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários