Cícero Lucena abre comemoração do Dia Mundial do Consumidor e lança Procon-JP vai às Aulas 2023


 As comemorações do Dia Mundial do Consumidor, celebrado em 15 de março, foram abertas nesta quinta-feira (9). Na ocasião, o prefeito Cícero Lucena e o vice-prefeito Leo Bezerra fizeram o lançamento da edição 2023 do Programa Procon-JP vai às Aulas, além da entrega simbólica de 1.200 certificados para os concluintes do curso de férias. O evento aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria.

“O Procon-JP tem demonstrado sua sensibilidade e preocupação com o cidadão. Esse projeto com certeza será referência nacional e nós queremos sempre melhorá-lo, ampliar o número de vagas e de disciplinas. Tenho certeza que estamos plantando a semente de um mundo melhor”, afirmou Cícero Lucena.

O prefeito ainda anunciou que vai garantir este ano, em parceria com o Procon-JP, carteiras de estudante para 32 mil alunos da rede municipal, das turmas do 6º ao 9º ano.

O Procon-JP terá várias atividades neste mês de março para festejar o Dia dedicado ao consumidor.

Ampliação – O Procon-JP vai às Aulas ampliou, mais uma vez, o número de vagas, saindo de 1.200 em 2022 para 2.500 em 2023, todas destinadas aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II da Rede Municipal de Ensino e estudantes matriculados no Ciclo IV na modalidade EJA.

“Essa edição vai se desenrolar ao longo de todo o ano, diferente das anteriores, com temas que buscam qualificar os estudantes para a vida. Vai começar em maio e segue até novembro, e ao final do ano os alunos assíduos e dedicados recebem uma bolsa no valor de R$ 700 para ajudar na economia doméstica. Essa é uma forma de garantir sua frequência e o apoio da família”, explicou o secretário do Procon-JP, Rougger Guerra.

O Procon-JP vai às Aulas é uma ação conjunta da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Sedec). “É maravilhoso ver como os estudantes que participam do curso se desenvolvem. É um programa que envolve protagonismo escolar e prepara para a vida cidadã”, afirmou a secretária executiva da Educação, Luciana Dias.

Os estudantes que desejam participar do Programa terão do dia 27 de março ao dia 10 de abril de 2023 para se candidatarem a uma vaga. As inscrições serão realizadas na secretaria da própria escola onde o aluno estuda e no ato da inscrição é necessário preencher corretamente o formulário específico e anexar cópias do RG e CPF do aluno ou do responsável quando o estudante for menor de idade; declaração de frequência escolar; e cartão ou extrato bancário do aluno ou responsável.

Conteúdo – O curso terá a duração de 50 horas/aula, dividido em módulos de 10 horas/aula: Formação em habilidades sociais para negociação de conflitos; Formação básica de negociadores de conflitos; Formação básica em Educação Financeira; e Empreendedorismo.

A aluna Rutyely Rosas, que concluiu o 9° ano na Escola José Américo de Almeida, realizou o curso durante as férias. “Foi muito importante para ganhar mais conhecimento e espero que muitos outros projetos como este sejam criados para ajudar a desenvolver muitos outros colegas”, afirmou.

Lindemberg Araújo, da Escola Presidente João Pessoa, disse ter gostado dos temas abordados. “São coisas básicas que precisamos conhecer para entrar na fase adulta e adquirimos conhecimento para a vida toda”, contou.

O evento contou com a presença do deputado estadual Wilson Filho; dos secretários municipais da Gestão Governamental, Diego Tavares; e da Ciência e Tecnologia, Guido Lemos; e do secretário executivo do Procon-JP, Jair Pires.

Secom-JP


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários