Delator da Lava Jato, Alberto Youssef é preso pela PF

 


O doleiro Alberto Youssef foi mais uma vez preso pela Polícia Federal, nesta segunda-feira (20), em Itapoá no Litoral Norte de Santa Catarina. A ordem de prisão foi do novo juiz da Operação Lava Jato, em Curitiba, Eduardo Appio. Youssef é figura emblemática da Lava Jato. Preso no final dos anos 1990, ele foi um dos primeiros delatores da Justiça, ao fechar acordo no escândalo do Caso Banestado, por crimes de evasão de divisas e lavagem de dinheiro.

Youssef encontra-se neste momento em Curitiba. Durante a Lava Jato, Youssef fez um acordo de delação premiada. O acordo foi assinado em troca de informações que poderiam levar à prisão de mais pessoas envolvidas nas investigações da operação. O doleiro é apontado como o chefe de um esquema de pagamentos de propinas e lavagem de dinheiro.

De acordo com a decisão de Appio com base em um relatório da Receita Federal, Youssef “não devolveu aos cofres públicos todos os valores desviados e que suas condições atuais de vida são totalmente incompatíveis com a situação da imensa maioria dos cidadãos brasileiros”.

Ainda, o juiz afirma que o doleiro está com vários endereços e que “estaria morando na praia”, o que “evidência uma situação muito privilegiada e que resulta incompatível com todas as condenações já proferidas em matéria criminal”.

Na decisão, Appio ainda afirma que o fato de que Youssef tentou comprar um avião e um helicóptero também contribuíram para a decisão da prisão preventiva.

CLICKPB 




FALA PARAÍBA BORGES NETO 

Comentários