Deputado Michel Henrique é nomeado presidente da frente parlamentar da UNALE em Defesa da Pessoa com epilepsia, na Paraíba

 


O deputado estadual Michel Henrique foi escolhido para presidir a Frente Parlamentar Interestadual em Defesa dos Direitos da Pessoa com Epilepsia (FPIDP), da União Nacional dos Legisladores (Unale). Ele solicitou uma Sessão Especial para tratar sobre o tema na Assembleia Legislativa da Paraíba e a data será definida nesta semana.

A campanha de saúde que acontece durante este mês, o Março Roxo, conta com o apoio da Unale e de diversas organizações ligadas à área da saúde pública em alusão ao Purple Day, comemorado no dia 26 – Dia mundial de Conscientização da Epilepsia.

Na Paraíba, 63 mil pessoas possuem a patologia e uma cirurgia simples e gratuita é a cura da doença.

“O objetivo da campanha é mostrar que a empatia é tão importante para a pessoa com epilepsia quanto o tratamento e que a falta de informação e o preconceito podem impactar na qualidade de vida das pessoas com epilepsia. Portanto, iremos realizar uma sessão especial na Assembleia Legislativa, com a presença de pacientes e seus familiares, alunos de psicologia, médicos especialistas no tratamento de epilepsia, presidente da associação Epilepsia na Sociedade, o amigo João Hércules que foi curado da patologia, dentre outras pessoas e profissionais interessados no assunto”, disse Michel.

O Março Roxo deste ano, quer conscientizar a população sobre a doença que acomete 2% da população no Brasil e afeta em torno de 50 milhões de pessoas em todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

A Unale irá promover algumas ações durante este mês, como o envio de balões personalizados para todas as Casas Legislativas realizarem o ato simbólico de soltá-los como apoio ao combate ao preconceito da epilepsia, sugestão oficial de iluminação de prédios públicos na cor roxa, bem como a sede do Congresso Nacional e dos governos estaduais e enviar artes com slogan da campanha para a divulgação em formato físico e online.

BRUNO LIRA




FALA PARAÍBA BORGES NETO 

Comentários