Municípios do Cariri paraibano aderem ao projeto Telemedicina


Detentos fogem do Sílvio Porto usando lençóis; Polícia evita fuga em massa

 

Detentos do presídio Sílvio Porto, em João Pessoa, conseguiram fugir na madrugada desta segunda-feira (31). Uma possível fuga em massa foi frustrada por policiais penais que flagraram um grupo utilizando lençóis para escalar o muro da unidade prisional e fugir. Eles chegaram a desativar a energia elétrica.

Vários tiros foram disparados na tentativa de conter a fuga. Uma recontagem dos presos confirmou que alguns conseguiram fugir, segundo o secretário de Administração Penitenciária, João Alves. Em nota, a Secretaria informou que três presos conseguiram fugir: Felipe Geovane Oliveira das Chagas; Fabiano Gomes do Nascimento e Gerson da Silva Vieira.

Em uma vistoria os policiais encontraram um buraco dentro no pavilhão B20, que seria também uma rota de fuga para os presidiários. A segurança foi reforçada no local para evitar possíveis tentativas de fuga.

Veja nota da Secretaria

A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária – Seap – comunica que, durante a madrugada deste 31.03.2023, por volta das 2h, o policial penal da guarda na guarita da Penitenciária Silvio Porto identificou ocorrência de fuga em andamento, com presos tentando pular o muro que dá acesso à parte externa, iniciando-se a partir disso os procedimentos de alerta para contenção do fato.

Pelo que foi apurado, os presos de uma das celas do pavilhão conseguiram quebrar a parede e, através do uso de uma “tereza” (corda artesanal feita de lençol), escalaram o muro.

A ação de contenção realizada pelos policiais penais plantonistas evitou a evasão de outros detentos da cela, contudo, durante o levantamento interno, observou-se que três presos conseguiram fugir, são eles Felipe Geovane Oliveira das Chagas; Fabiano Gomes do Nascimento e Gerson da Silva Vieira.

Constatou-se que o episódio se deu de maneira pontual, sem gerar alterações da rotina da unidade prisional.

Além das medidas internas para análise de eventuais falhas estruturais e orgânicas, serão adotadas no âmbito da Seap as medidas de apuração das responsabilidades decorrentes do fato.

Os presos foragidos estão devidamente identificados. As forças de segurança do Estado já encontram-se em diligências para recaptura.

MaisPB


BORGES NETO LUCENA INFORMA

Comentários