MEC divulga nesta terça-feira segunda chamada do Prouni


DIA D: Cerca de 90 pontos de vacinação irão funcionar neste sábado em João Pessoa até às 22h

 


A Prefeitura de João Pessoa realiza, neste sábado (4), o ‘Dia D’ de multivacinação. Com essa mobilização de saúde, a população poderá atualizar o cartão de vacina com todos os imunizantes disponíveis pelo Programa Nacional de Imunização, incluindo os da Covid-19. Das 8h às 22h, serão cerca de 90 pontos de vacinação espalhados pela cidade, disponíveis para atender idosos, adultos e crianças. Para abertura, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) fará uma ação na Unidade de Saúde da Família (USF) Viver Bem, no bairro Treze de Maio, onde, além das vacinas, serão ofertados outros serviços de saúde.

Estarão disponíveis as vacinas contra Covid-19, com aplicação de todas as doses (D1, D2, D3 e D4), respeitando o intervalo do esquema vacinal e as especificidades de cada grupo, além da imunização com a Pfizer bivalente para idosos acima de 70 anos e pessoas imunocomprometidas acima de 12 anos. Durante as 14 horas de mobilização serão realizadas também a atualização do cartão de vacinação com a administração dos imunizantes que fazem parte do calendário de rotina.

Neste ‘Dia D’, a população pode se dirigir às unidades de saúde da família ou Centro Municipal de Imunização, das 8h às 12h. Nas policlínicas municipais (Cristo, Mangabeira, Mandacaru e Praias), o atendimento acontecerá das 13h às 16h. Além disso, também estarão funcionando o ponto no Mangabeira Shopping, das 13h às 22h, e no Santuário Mãe Rainha, das 13h às 20h – este último com vacinação exclusiva Covid-19.

Para este sábado (4) não é necessário realizar agendamento. Após o ‘Dia D’, a imunização de crianças de seis meses até dois anos de idade com comorbidade retorna à estratégia de vacinação em domicílio por meio de agendamento.

Públicos e doses – As crianças de seis meses até dois anos de idade vão receber a primeira dose da vacina Pfizer baby. As crianças a partir de 3 anos, que já tomaram as primeiras e segundas doses, estão aptas a tomar a primeira dose de reforço (D3). Já a quarta dose é voltada ao público 30+ que recebeu a terceira dose há pelo menos 120 dias, imunossuprimidos (28 dias) e aos trabalhadores de saúde (120 dias).

O imunizante bivalente deve ser usado somente para dose de reforço para quem já iniciou o esquema vacinal com pelo menos duas doses das vacinas monovalente, com intervalo de 4 meses (120 dias) da última dose de reforço ou última dose do esquema primário (básico) com as vacinas Coronavac, Pfizer, AstraZeneca ou Janssen.

Doumentos necessários – Os responsáveis pelas crianças a partir de seis meses devem apresentar documento oficial com foto ou certidão de nascimento da criança, cartão SUS e comprovante de residência em João Pessoa. Crianças com comorbidade ou alguma deficiência deverão apresentar laudo ou declaração médica que comprove a doença. Para a segunda dose é necessário apresentar o cartão de vacinação e documento com foto.

Já para a D2, D3 e D4 é obrigatório apresentar o cartão de vacinação e um documento pessoal com foto, além de comprovação documental para trabalhadores de saúde e laudo médico para imunossuprimidos.

Pessoas imunocomprometidas – Fazem parte desse grupo pessoas transplantadas, de órgão sólido ou medula óssea; pessoas com HIV (PVHIV); com doenças inflamatórias em atividade e em uso de corticóide por mais de 14 dias; que fazem uso de imunossupressores ou imunobiológicos que levem a imunossupressão; com erros inatos da imunidade (imunodeficiência primária); com doenças renais crônicas, em hemodiálise; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses; e com neoplasias hematológica. Para esses casos, é necessário apresentar comprovação documental ou declaração médica para serem vacinadas com a Pfizer bivalente.

Postos de vacinação em João Pessoa neste sábado (4) – Dia D:

Mangabeira Shopping (drive e pedestres) – Horário: 13h às 22h

– Vacinas contra Covid-19 e atualização do cartão de vacina;

– Pfizer bivalente para idosos 70+ e pessoas imunocomprometidas 12+

Policlínicas Municipais (Cristo, Mangabeira, Mandacaru e Praias) – Horário: 8h às 12h

– Vacinas contra Covid-19 e atualização do cartão de vacina;

– Pfizer bivalente para Idosos 70+ e pessoas imunocomprometidas 12+

Centro Municipal de Imunização – Horário: 8h às 12h

– Vacinas contra Covid-19 e atualização do cartão de vacina;

– Pfizer bivalente para idosos 70+ e pessoas imunocomprometidas 12+

Santuário Mãe Rainha – Horário: 13h às 20h

– APENAS vacinação contra Covid-19 para adultos e crianças a partir de seis meses;

– Pfizer bivalente para idosos 70+ e pessoas imunocomprometidas 12+

Unidades de Saúde da Família* – Horário: 8h às 12h

– Vacinas contra Covid-19 e atualização do cartão de vacina;

– Pfizer bivalente para idosos 70+ e pessoas imunocomprometidas 12+

*USFs que NÃO ABRIRÃO neste Dia D:

Distrito 1: USF Jardim Planalto I e II e USF Cruz das Armas IV;

Distrito 2:  USF Colinas do Sul II; USF Integrando Vidas;

Distrito 3: USF Quatro Estações; USF Nova União; USF Valentina Integrada;

Distrito 4: USF Alto do Céu II e USF Cordão Encarnado I; a equipe da USF Roger III estará atendendo no salão da Igreja Santa Terezinha, na Rua Elísio de Sousa;

Distrito 5: USF Padre Hildon/ Brasília de Palha.

 

Secom-JP



FALA PARAÍBA-BORGES NETO


Comentários