Em encontro nacional, Agevisa ressalta importância da harmonização das ações de Vigilância Sanitária

 


As ações do Governo do Estado da Paraíba em prol da saúde coletiva foram destaque no Encontro Nacional de Coordenadores Estaduais de Vigilância Sanitária promovido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e realizado no auditório do órgão, em Brasília/DF. Em sua fala, o diretor-geral da Agevisa/PB, Geraldo Moreira de Menezes, ressaltou a ação integrada e harmônica envolvendo todos os órgãos da administração estadual, com destaque para aqueles que integram a estrutura de saúde do Estado.

Com programação nesta terça (21) e quarta-feira (22), o evento tem por objetivo contribuir para a qualificação e a melhoria da Vigilância Sanitária em todo o País por meio do estímulo à cooperação e à troca de informações entre as unidades técnicas da Anvisa e dos demais entes do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS).

Entre os resultados esperados, segundo a Anvisa, está a melhoria da organização, da gestão e do planejamento de ações, com a priorização da atuação a partir de conceitos e requisitos do Sistema de Gestão da Qualidade e do Gerenciamento do Risco Sanitário. Tal integração visa contribuir para o aprimoramento dos processos de trabalho das coordenações, de forma integrada ao planejamento e às ações realizadas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).


Para Geraldo Moreira (diretor-geral da Agevisa/PB), “o encontro representa uma oportunidade de qualificação dos gestores e de profissionais de Vigilância Sanitária para a melhoria de sua atuação, considerando a harmonização, a padronização, a modernização e a integração de práticas e ações de controle, bem como do monitoramento de produtos e serviços de interesse da Vigilância Sanitária, conforme observaram os organizadores”.

Além de dirigentes e de representações das diversas áreas técnicas da Anvisa, da Agência Estadual de Vigilância Sanitária da Paraíba (Agevisa/PB) e de Coordenações Estaduais de Vigilância Sanitária de várias regiões do País, participam do encontro membros do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Entre os temas em debate no Encontro Nacional de Coordenadores Estaduais de Vigilância Sanitária estão: Ações para fortalecimento do SNVS; Organização do SNVS; Descentralização das ações de Visa; Promoção das ações estratégicas em Vigilância sanitária; Melhoria do processo regulatório da Anvisa; Importância do fortalecimento das ações de vigilância sanitária em serviços de saúde e de interesse para a saúde; Importância da ação integrada do SUS, especificamente do SNVS, para elaboração dos Planos de Contingências para Resposta à Emergências em portos, aeroportos e fronteiras; e Programa para a promoção da qualificação e melhoria da atuação do SNVS, baseado no gerenciamento do risco sanitário.

SECOM PB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários