Em lançamento de programa, Cícero diz que ações do Estado e Município se complementam

 


O prefeito Cícero Lucena participou, na manhã desta sexta-feira (10), do lançamento do programa Coração Paraibano, que institui a rede de cuidados para ocorrências cardíacas. O programa foi aberto pelo governador João Azevedo durante evento no Espaço Cultural. Na ocasião o prefeito afirmou que o projeto vai atuar de forma complementar a ações implementadas pelo município, como o serviço de hemodinâmica do Hospital Santa Isabel.

“O atendimento rápido é essencial no que se refere à emergências cardíacas. São ações como essa que salvam vidas e o governador demonstra sensibilidade em compreender isso. Esse serviço, somado ao programa de hemodinâmica que implantamos no Santa Isabel, poderá oferecer eficiência e qualidade nessa resposta”, declarou.

O governador João Azevedo explicou que o programa vem sendo planejado e estruturado de forma a interiorizar este serviço. “Levamos a hemodinâmica para hospitais referência em João Pessoa, Campina e Patos e, a partir desta estrutura, que já está em funcionamento, traçamos o programa, que inclui o funcionamento das ambulâncias, telemedicina e a distribuição de medicamentos específicos. A junção desses elementos nos permite criar a rede que vai viabilizar uma resposta mais rápida”, afirmou.

O Coração Paraibano pretende regionalizar o serviço de forma a atender as ocorrências dentro do tempo tecnicamente apto para o socorro de pacientes cardíacos. Os centros de referência serão o Hospital Metropolitano, em João Pessoa, o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande e o Hospital Regional de Patos. Além disso outras unidades estará interligadas por meio da telemedicina e estarão em operação 20 unidades móveis (ambulancia) e uma UTI aérea.

Santa Isabel

O Hospital Santa Isabel é a referência na rede municipal para ocorrências cardíacas e oferece desde outubro de 2022 o serviço de hemodinâmica. O serviço garante o rápido atendimento e a possibilidade de tratar diretamente da artéria lesionada nos casos de infartos. Neste caso o cateterismo é feito ainda durante a urgência.

PB AGORA



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários