Entidades repudiam agressões dirigentes do Botafogo-PB a jornalistas na Paraíba

 

A Associação Paraibana de Imprensa (API), o Sindicato dos Jornalistas da Paraíba, a Federação Nacional dos Jornalistas, a Associação Paraibana dos Cronistas Esportivos (APBCE) e Associação dos Cronistas Esportivos do Estado da Paraíba (ACEP)  emitiram nota de repúdio, neste domingo (19), contra as agressões de dirigentes do Botafogo-PB contra repórteres, neste sábado (18), no Almeidão. A API-PB se solidariza com os profissionais desacatados e se coloca à disposição para medidas cabíveis.

“A API-PB reforça seu compromisso com a liberdade de imprensa, lamenta que episódios como este ainda aconteça, cobra uma postura de respeito do Botafogo, seus dirigentes e funcionários aos cronistas esportivos da Paraíba, e repudia qualquer forma de intimidação ao trabalho dos profissionais de imprensa”, diz nota da API-PB.

Já Sindjor-PB e a Federação Nacional dos Jornalistas em nota conjunta vêm com maior gravidade pelos ataques terem ocorrido justamente em uma área restrita aos profissionais de imprensa. Para as instituições, o comportamento dos dirigentes do Botafogo-PB rechaçam o espirito esportivo e está mais para as páginas policiais do que para a editoria de Esportes.

“O comportamento dos dirigentes do Belo reflete o total despreparo pessoal dos indivíduos que deveriam zelar pela imagem do Clube e não expô-lo à mercê de seus destemperos. Além disso, é básico reconhecer que a liberdade de expressão é assegurada aos profissionais de imprensa que tem evidentes direitos de manifestarem suas opiniões”, destacou.

A agressividade dos dirigentes do time se deu por causa de comentários técnicos feitos pelo repórter Fábio Hermano, pelo comentarista Pedro Alves da Rádio CBN, e pelo narrador Elialdo Silva, da Rádio Pop FM. Fábio chegou a ter o microfone tirado das mãos e conta que só não foi agredido fisicamente porque o agressor foi contido.

Elialdo Silva, chegou a ser empurrado e agredido verbalmente após cobrar respeito a imprensa: “Grande merda você é. Respeitar o que”, esbravejou o empresário, Breno Morais.

Presidente da (APBCE), Elialdo prometeu que vai ao Ministério Publico e que a instituição está disponibilizando dois advogados para acompanhar os profissionais de imprensa nos registros do caso na delegacia. Hoje ele procurou a Polícia Civil para registar boletim de ocorrência.

A Associação dos Cronistas Esportivos do Estado da Paraíba (ACEP-PB) diz esperar “atitude diligente das autoridades competentes quanto a apuração dos fatos ocorridos, como forma de apontar e punir exemplarmente os culpados”.

MaisPB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários