Estação Cabo Branco passa por mudanças e segue ofertando arte e cultura para os visitantes

 


Quem visita a Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no bairro do Altiplano, poderá apreciar exposições de artistas plásticos tanto na parte interna como na parte externa. O espaço, que é gerido pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), funciona de segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h.

Logo na entrada o visitante se depara com um grande mural desenhado pela artista Cibelle Lobo. Na pintura intitulada ‘Crisálida’ ela retrata a luta contra o câncer que ela precisou enfrentar.

Ainda na parte externa é possível apreciar a exposição ‘Mar de Grisi’, do artista plástico pessoense Luciano Grisi. As obras são inspiradas em paisagens litorâneas e em seres marinhos, através da técnica chamada Chainsaw shape.

O anfiteatro foi pintado e teve toda a iluminação readequada possibilitando o retorno dos eventos como shows e apresentações teatrais. O espaço acomoda até 300 pessoas sentadas.

Na parte interna da Estação Cabo Branco tem a exposição ‘Vivências’, que reúne trabalhos da artista plástica Fátima Florentino, como também a exposição ‘Canoa’, que é de um coletivo de vários artistas de arte contemporânea, que aborda assuntos de diversidade, inclusão, Arte Naif, Arte Bruta, Abstrato e Surrealismo.

Projeto Chá Cultural – Consiste em encontros esporádicos de fim de tarde, com grupos da terceira idade, ONGs e casas de acolhimento, em um momento de interação social. Dessa forma, amplia-se o acesso ao mundo das artes, garantindo uma maior inclusão e formação cultural.

Companhia de Dança – Nas segundas, quartas e sextas-feiras os 13 bailarinos da Companhia Municipal de Dança de João Pessoa, criada pela Prefeitura da Capital, através da sua Fundação Cultural (Funjope), ensaiam na Sala de Convenções II da Estação Cabo Branco. Na terça-feira (7) eles receberam a visita do dançarino e coreógrafo Carlinhos de Jesus.

Tem ainda uma sala de convenção climatizada, onde acontecem encontros e reuniões, com capacidade para receber até 120 pessoas, disponível para toda a população.

Cultura – As escolas da rede pública e privada poderão agendar uma visita para que os alunos possam participar nas terças e quintas-feiras, às 9h e 14h, das oficinas de contatação de história.

Já nas segundas, quartas e sextas-feiras, no mesmo horário, são realizadas oficinas de mágica. Nas quartas-feiras, oficina de musicalização.

As unidades de ensino deverão fazer agendamento pelo link linktr.ee/estacaocabobranco. As oficinas não funcionam nos feriados.

Manutenção e Reforma – Desde outubro do ano passado a Estação Cabo Branco vem passando por pinturas e manutenções nas suas iluminações externas e internas.

O Mirante está sendo pintado e que também, em breve, será liberado a visitação pela rampa da Torre de Vidro.

O auditório principal, com capacidade para mais de 500 pessoas, irá iniciar a manutenção no sistema de ar-condicionado e limpeza do carpete e das poltronas.

“O prefeito Cícero Lucena não quer apenas reformar a Estação Cabo Branco. Ele quer que o aparelho seja utilizado da forma mais eficiente possível. A Estação Cabo Branco tem passado por muitas mudanças nas instalações e nos processos de manutenções desde o mês de outubro de 2022. Um dos pontos mais importantes será a reforma total do espaço e este processo encontra-se ativo e em fase de atualização de planilha. Com essa licitação o equipamento ficará da mesma forma de quando foi inaugurado, e pronto para a implementação do ‘Projeto do Museu do Catavento’”, explicou o diretor geral, Olié Martins.

A grande novidade, após a reforma total, será a ativação do restaurante na Torre de Vidro e o retorno do funcionamento do rooftop ou café bar, no Mirante. A ativação deste espaço vai atrair a visita dos moradores de João Pessoa e turistas.

Estação das Artes – Após a ordem de serviço dada pelo prefeito Cícero Lucena no mês de fevereiro, as obras da Estação das Artes Luciano Agra já foram iniciadas. O prazo inicial para a conclusão é de oito meses.

O espaço vai ganhar manutenção e recuperação de fachada, coberta, pisos, forros, esquadrias, rede hidrossanitária, instalações elétricas, e implantação de climatização, entre outros serviços. No total serão investidos R$ 2,7 milhões.

PB Agora


FALA PARAÍBA BORGES NETO 

Comentários