Fundac conclui primeiro curso profissionalizante de Auxiliar de Padeiro para familiares de socioeducandos

 

A Padaria Escola Nosso Pão “Maria de Lourdes de Castro Dantas” encerrou, na manhã desta sexta-feira (16), mais um curso de Auxiliar de Padeiro. A novidade desta edição é que a profissionalização não foi destinada aos adolescentes e jovens que cumprem medidas judiciais na Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac), mas sim aos familiares dos socioeducandos.

Nesse contexto, o presidente da Fundac, Flavio Moreira, junto à diretoria técnica da instituição e os servidores que fazem a Padaria Escola, destacou a conclusão de mais essa conquista voltada à comunidade socioeducativa, com a certificação dos quatro alunos (familiares) dessa primeira turma do curso completo de Auxiliar de Padeiro.

A formação, que visa qualificar os participantes para o mercado de trabalho, teve início em novembro de 2022 e cumpriu carga horária de 160 horas, entre aulas teóricas e práticas, realizadas na própria Padaria Escola da Fundação. Por meio das disciplinas ministradas no curso, os alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre o mundo do trabalho, fundamentos da panificação, empreendedorismo, formalização de uma empresa, marketing digital e produção de alimentos.

Ao final do curso, o auxiliar de padeiro está capacitado a produzir produtos de panificação de massas doces, semidoces, salgadas, pães especiais, pizzas, bolachas e biscoitos, com qualidade diferenciada no mercado, além de apto a gerenciar sua própria produção como empreendedor individual, realizando vendas diretas ao público. Podendo ainda atuar no mercado formal de trabalho em empresas da área de panificação.

Para o presidente da Fundac, Flavio Moreira, o curso é uma forma de fortalecer o vínculo entre socioeducandos e familiares para que juntos possam gerar uma renda e ajudar no processo de reinserção do adolescente ou jovem no pós-medida, com uma formação profissionalizante que garanta o ingresso em programas do Governo do Estado para novos empreendedores.

“A grande recompensa para nós que fazemos a Fundação é ver adolescentes e jovens que passam pelo sistema socioeducativo e seguem um novo caminho voltado à profissionalização e ao mercado de trabalho. E o Governo da Paraíba vem investindo nessa iniciativa profissional tanto para socioeducandos quanto para os familiares. É um desejo nosso que essa parceria dentro do núcleo familiar dê certo”, enfatizou Flavio.

Gustavo Tristão Abel Bandeira, aluno do curso de Auxiliar de Padeiro, achou a experiência da profissionalização muito boa. “Um tempo que servirá para o futuro da minha família e me proporcionar um emprego melhor e muitas oportunidades. Futuramente, pretendo trabalhar em uma padaria e aprender a fazer salgados e doces”, disse.

A certificação contou ainda com a presença de Ziza Maia (diretora técnica); Weslley Freitas (gerente da padaria); Liliane Gomes Pinto (pedagoga); do professor Leodécio Fernandes Neto; dos padeiros: José Hilton da Silva e Antônio Luiz da França; de Taiza Gomes e Ivaneide Xavier (eixo Família); e de Mayara Santos (eixo Profissionalização), além de servidores da Padaria Escola.

SECOM PB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários