Governo constrói barragem subterrânea e incentiva agricultura familiar em Queimadas


 A construção de uma barragem subterrânea no Sítio Riacho do Meio, em Queimadas, no Agreste paraibano, está possibilitando o cultivo de hortaliças e frutas, durante todo o ano. A iniciativa ainda permite o aumento da renda para os agricultores familiares que, inclusive, comercializam os alimentos aos programas de compras governamentais.


A barragem subterrânea foi construída pelo Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Sedap, que orientou e acompanhou todo o trabalho.

Na semana passada, uma equipe de extensionistas, formada por Verneck de Souza, Francisco Vilar e Evandro Araújo, visitou o produtor rural Edson Lima para, juntos, planejar e executar a instalação de um projeto de irrigação, por gotejamento, da cultura de maracujá, aproveitando a água no subsolo.

Com a garantia de que mesmo em período de longas estiagens não faltará água na propriedade, o produtor tem colocado em prática atividades agrícolas diversas, mesmo já trabalhando com gado leiteiro, avicultura, suínos e, agora, aproveita a umidade da barragem subterrânea para a produção de forragem.

Diversos agricultores familiares da região de Campina Grande, com o acompanhamento da Empaer, dispõem de uma melhor condição para melhorar a produção agrícola e aumentar a renda com a comercialização dos produtos nos mercados das cidades.
SECOM-PB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários