Governo do Estado cria Centro de Referência do Artesanato Paraibano e espaço vai fortalecer ainda mais o segmento

 


Às vésperas do Dia do Artesão, comemorados neste domingo (19), a categoria recebeu mais uma importante ação do Governo do Estado, com a criação do Centro de Referência do Artesanato Paraibano (Crap). A criação do espaço, de grande importância para fortalecer ainda mais o segmento, foi publicada nessa quarta-feira (15) no Diário Ofical do Estado (DOE). 

 
A obra do Crap está em fase de acabamento e pintura e será apresentada aos artesãos e parceiros do Programa do Artesanato Paraibano, vinculado à Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), em um café da manhã nesta sexta-feira (17). 
 
A primeira-dama do Estado e presidente de Honra do PAP, Ana Maria Lins, comemorou a criação do Centro de Referência do Artesanato Paraibano. "É uma grande notícia para o nosso artesão, para a nossa artesã. O Crap vem se somar a grandes outros espaços que têm sido importantes no desenvolvimento do artesanato paraibano, como o Museu do Artesanato Paraibano, aqui em João Pessoa, ou até mesmo o Centro de Referência da Renda Renascença — o Crença —, em Monteiro. Um presente que trará grandes resultados", destacou. 
 
A secretária de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, também enalteceu a importância da iniciativa. "É um espaço que tem grande apelo cultural, mas principalmente mostra o artesanato como gerador de emprego e renda, seguindo a gestão do governador João Azevêdo", disse.
 
Para a gestora do PAP, Marielza Rodriguez, a criação do Crap demonstra a importância  dada ao artesanato paraibano pelo governador João Azevêdo e pela presidente de Honra do PAP, Ana Maria Lins. "O Crap será um espaço de atendimento ao setor, com reuniões, capacitações, orientações e tudo o mais que puder ser feito em benefício do artesão, da nossa artesã. É uma grande conquista", acrescentou.
 
 O espaço — localizado na rua Odon Bezerra, no bairro de Tambiá, em João Pessoa, o Centro de Referência do Artesanato Paraibano vai oferecer aos artesãos uma grande estrutura, proporcionando condições de capacitação, entre outras atividades.
 
Entre os recintos do Crap, estão um auditório, que homenageia a mestra Toinnha do Labirinto, destinado a eventos de capacitação; uma sala destinada à Curadoria do Artesanato Paraibano, da Secretaria de Estado da Cultura — a Curadoria cadastra, cataloga e mapea o artesanato, além de emitir a Carteira Nacional de Artesão. 
 
O espaço contará, ainda, com uma sala destinada às entidades representativas do A!artesanato, como federações, sindicatos, associações e cooperativas. Os artesãos vão dispor, ainda, de um laboratório de inovação e tecnologia, para aprimorar os processos e os produtos do segmento, com o apoio de outros parceiros, além de três salas, destinadas à sede administrativa do Programa do Artesanato Paraibano.

SECOM PB




FALA PARAÍBA BORGES NETO 

Comentários