Hospital Arlinda Marques inicia terapia com animais para crianças internadas


O Complexo Hospitalar Arlinda Marques iniciou, nesta terça-feira (7), a Terapia Assistida com Animais (TAA) para as crianças internadas na unidade. Agora, os pacientes e acompanhantes receberão visitas quinzenais dos cães do projeto Terapet, que já atua em outras unidades da rede estadual de saúde.

A Terapia com Animais auxilia no tratamento de diversos agravos, trazendo bem-estar, saúde emocional e física aos pacientes hospitalizados, além de auxiliar no desenvolvimento cognitivo e social. De acordo com o diretor do hospital, Daniel Gonçalves, este momento de humanização e descontração é importante para as crianças da unidade.

“Nós atendemos a uma gama extensa de pacientes e muitos precisam permanecer na unidade por um período maior. Poder proporcionar esta terapia e um momento de leveza faz toda a diferença na recuperação destas crianças, além de também atingir de forma positiva os acompanhantes e colaboradores que estão sempre do lado dos pacientes”, frisa o diretor

Já para a presidente da Terapet, Kariny Quidute, as visitas transformam o dia de todos os envolvidos. “Toda vez que a gente faz a visita é uma emoção diferente. Tem paciente que não consegue se comunicar e quer brincar, outros que têm medo de cão e se aproximam quando veem e se sentem protegidos com os cães que são dóceis. Os acompanhantes também se envolvem”, afirmou Kariny.

O Terapet é um projeto social que visa levar cães para dentro de instituições de saúde e entidades filantrópicas. Na Paraíba, o projeto tem apoio da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e já foi implantado nos Hospitais de Emergência e Trauma de João Pessoa e Campina Grande, Arlinda Marques, Clementino Fraga, Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira, CAPS Gutemberg Botelho, CAPS estadual, na Funad e no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires.

 SECOM PB



FALA PARAÍBA BORGES NETO 

Comentários